Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
13/10/2021

MA: Defensoria e SEDUC capacitam mais 95 professores em educação em direitos humanos

Fonte: ASCOM/DPE-MA
Estado: MA
Quase 100 professores da rede pública estadual participaram da primeira aula de mais uma etapa do curso de "Educação em Direitos Humanos e Cidadania", promovido pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Tendo como público-alvo docentes de todo o Maranhão, a capacitação visa promover a formação destes profissionais, para ampliar o desenvolvimento educacional de jovens estudantes, com a multiplicação de uma consciência cidadã fortalecida nas premissas dos direitos humanos.
 
“O olhar do educador deve estar voltado para o amplo desenvolvimento do estudante, respeitando sua individualidade e característica, na intenção de motivá-lo a exercer seus direitos, fortalecendo o respeito mútuo e a cidadania. Estimular este sentido da educação em direitos é, também, uma de nossas missões”, disse o defensor-geral do estado, Alberto Pessoa Bastos, durante a abertura da nova etapa do curso.  
 
Assim como no primeiro módulo, neste houve uma grande procura pelos docentes, onde quase 100 participantes tiveram a oportunidade de discutir com o defensor público Frank Lúcio Dantas Noronha o tema “Organização do Estado e noções gerais sobre políticas públicas”. A recém-empossada diretora da Escola Superior, a defensora pública Elainne Barros, também participou desta fase do curso.
 
“Nós, enquanto educadores, ficamos muito felizes com esta capacitação, com este novo olhar diferenciado da Defensoria para a educação de nossos jovens. Discutir direitos humanos é falar em educação em seu mais amplo significado, é promover a mudança na vida do cidadão, que desde muito jovem começa a conviver com violações de direitos. Por isso, é fundamental o combate a isto logo na raiz”, destacou a professora Venúsia (Bidu) Santana, do município de São João dos Patos.
 
As atividades do curso se estenderão até o dia 9 de dezembro, virtualmente, sempre às quintas-feiras. Até lá, serão debatidos temas afetos ao dia a dia da sociedade, como Direitos de Família, Direitos da Mulher, da População LGBTQIA+, questões étnico-raciais, dentre outros.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)