Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
13/10/2021

CE: Defensoria entra na campanha de doação de lenços às mulheres com câncer

Fonte: ASCOM/DPE-CE
Estado: CE
O Outubro Rosa ressalta a luta pela conscientização e prevenção contra o câncer de mama e colo de útero. Criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, o mês pretende compartilhar informações e promover a conscientização sobre as doenças e contribuir para a redução da mortalidade.
 
Reforçando o gesto de apoio e acolhimento às mulheres que enfrentam os diagnósticos de CA, a Defensoria Pública do Estado está atuando em parceria com o Tribunal de Justiça do Ceará na ARRECADAÇÃO DE LENÇOS que serão distribuídos para a Associação Nossa Casa de Apoio a Pessoas com Câncer. As doações poderão ser feitas na sede administrativa da instituição, localizada na avenida Pinto Bandeira, nº: 11 – Luciano Cavalcante, até o dia 20 de outubro, e também no Fórum Clóvis Beviláqua.
 
A iniciativa é uma forma de tentar amenizar a jornada desafiadora do tratamento, estimulando a autoestima e autoaceitação, sentimentos que interferem de forma bastante positiva. A defensora pública geral Elizabeth Chagas frisa a importância de abraçar essa causa com sensibilidade. “É com muita satisfação que, em parceria com o TJCE, nos mobilizamos para essa ação de arrecadação de lenços. Sabemos que o tratamento contra o câncer tem etapas difíceis e que muitas mulheres não possuem recursos para aquisição de lenços, que por conta das quimioterapias, leva a queda do cabelo. O lenço simboliza uma forma de acolher, de fomentar o cuidado e até mesmo contribuir para que essas mulheres se reinventem”, pontuou.
 
A psicóloga e coordenadora do psicossocial, Andreya Arruda, realça como é necessário campanhas que motivam novos sentimentos. “O lenço acaba sendo um acessório que pode fazer uma diferença enorme na autoestima dessa mulher. A campanha ajuda que este cuidado seja possível para aquelas mulheres que não têm condições”.
 
Confira as dicas de saúde!
O melhor é não fumar!
Mais de 7.000 compostos e substâncias químicas altamente prejudiciais à saúde são liberadas no ato de fumar um cigarro. Além do câncer de mama, o mau hábito pode causar câncer de pulmão, de bexiga, de cavidade oral, de faringe ou laringe, do esôfago, entre outros.
 
Boa alimentação é essencial
Prefira sempre os alimentos ricos em nutrientes, vitaminas e minerais, ou seja, comida in natura. Evite ultraprocessados e lanches de fast-foods, que só prejudicam a saúde além de promover a obesidade em todas as idades. Consulte seu médico e nutricionista sempre que necessário.
 
Evite bebidas alcoólicas
Elas contribuem para o desenvolvimento de vários tipos de câncer e sua combinação com o vício de fumar pode aumentar ainda mais para esse cenário negativo.
 
Se for lactante, amamente
Não é somente para os bebês que a amamentação faz bem. Ela também protege as mamães contra o câncer de mama, além de restabelecer o peso corporal. Afinal, a obesidade também é fator prejudicial para mães e filhos em qualquer faixa etária.
 
Faça exames preventivos
Check-ups anuais são importantíssimos para o acompanhamento da saúde como um todo. Especialmente os de prevenção ao câncer de colo de útero e as mamografias, que podem detectar o câncer de mama logo no início.
 
 
Serviço:
 
Ação para arrecadação de Lenços 
 
Local para doação: Sede Administrativa da Defensoria Pública e Fórum Clóvis Beviláqua.
 
Data: Até o dia 20 de outubro
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)