Buscando ampliar parcerias e reforçar a importância da assistência a adolescentes e jovens no contexto de conflito com a lei, a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), em parceria com a Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais (Depai), apresentou o Projeto Recomeço à Prefeitura de Goiânia. Na última sexta-feira (1º/10), a defensora pública Bruna do Nascimento Xavier, coordenadora do Núcleo de Defensoria Especializadas da Infância e Juventude da Capital, se reuniu com o prefeito Rogério Cruz, com a procuradora-geral do Município, Tatiana Fayad, com titulares de secretarias municipais e com o delegado titular da Depai, Queops Barreto, para tratar das possibilidades de atuação conjunta no âmbito do projeto. O encontro ocorreu no Paço Municipal.
Fruto de um acordo de cooperação técnica celebrado pela Defensoria com o Estado de Goiás, a Secretaria de Estado de Segurança Pública, a Polícia Civil de Goiás e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, o Projeto Recomeço tem o objetivo de promover assistência jurídica e o acesso a direitos a indivíduos com até 18 anos atendidos pela Depai.
“O projeto busca trazer oportunidades ligadas a cidadania, lazer, educação, emprego e saúde para os adolescentes inseridos em contexto de cometimento de ato infracional. Ele foi apresentado e nós reiteramos a necessidade dessa parceria”, explica Bruna Xavier. “A proposta foi acatada de forma acolhedora e todos se colocaram à disposição para darmos os próximos passos e para a concretização das demais frentes.”
O diálogo sobre a iniciativa, realizada em frentes diversas, contou com a participação dos titulares das secretarias de Esporte, Cultura, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Saúde e Educação da capital. Entre as ações propostas no projeto, estão a confecção de documentos pessoais, o encaminhamento para programas de primeiro emprego e aprendizagem, a promoção de cursos de profissionalização, de programas de tratamento de drogadição, assistência psicológica, religiosa, espiritual e terapêutica; de programas de esporte, cultura, música e lazer, dentre outros.
O Projeto Recomeço foi lançado em fevereiro deste ano, ocasião em que houve a entrega de uma sala de apoio específica para as atividades e atendimentos do programa na Depai.