Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
14/09/2021

AM: Saúde Mental é tema de palestra durante Setembro Amarelo na Defensoria do Amazonas

Fonte: ASCOM/DPE-AM
Estado: AM
A prevenção ao suicídio e a valorização da vida foram temas abordados em palestra promovida pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) nesta segunda-feira (13). O espaço para conversa e escuta integra uma das ações desenvolvidas para a campanha “Saia da Sua Zona de Desconforto”, promovida pela Defensoria em alusão ao Setembro Amarelo. 
 
Uma situação dolorosa que pode acontecer na família, no trabalho, com amigos. No Brasil, cerca de 12 mil casos de suicídio são registrados por ano segundo dados do Ministério da Saúde. Especialistas apontam que muitos desses casos poderiam ter sido evitados. 
 
A servidora Larissa Lins, psicóloga da DPE-AM, explica que conversar sobre o tema é um passo importante para perceber a necessidade de ajudar o outro.  “O suicídio é considerado um tabu para a sociedade, as pessoas preferem não falar. No entanto, para ajudar o outro é necessário falar mais sobre o tema. Ao reconhecer comportamentos, expressões e indícios de que alguém pode tirar a vida, é nesse momento que é mais fácil oferecer ajuda ou até reconhecer que nós mesmos estamos passando por um sofrimento psíquico capaz de levar a essa situação”, explicou a psicóloga durante palestra realizada na sede da Defensoria e transmitida em streaming no canal do YouTube da instituição.
 
O evento foi direcionado ao quadro profissional da instituição e faz parte de um programa que está sendo implantado na Defensoria voltado à qualidade de vida no trabalho, com serviço psicossocial destinados a membros, servidores e estagiários, com um dos eixos de atuação focados em saúde mental e bem-estar. 
 
Atendimento psicológico
 
Estagiários (de graduação ou pós-graduação), servidores e membros podem receber atendimento psicológico ofertado pela equipe psicossocial da Defensoria. São ofertados até três atendimentos psicológicos em caráter emergencial. Caso sejam necessários mais atendimentos, são realizados os encaminhamentos para a continuação do cuidado em saúde mental com profissional externo à DPE-AM, sendo da Rede de Atendimento Psicossocial do SUS ou plano de saúde.
 
Seguindo o sigilo e ética necessários à atuação em psicologia, o atendimento poderá ser solicitado pelo e-mail psicossocialdpeam@gmail.com. Outra forma de contato é através de formulário que pode ser preenchido clicando aqui.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)