O projeto Elas em Cárcere, ação solidária desenvolvida pela Defensoria Pública do Acre com o objetivo de arrecadar material de higiene pessoal destinado a mulheres que cumprem pena ou medida socioeducativa nas unidades do Estado, fez a entrega de itens na manhã desta sexta-feira, 13, na Unidade Prisional Feminina do complexo Francisco d’Oliveira Conde. Participaram da entrega a defensora-geral, Simone Santiago, a subdefensora-geral, Roberta Caminha, e o coordenador do Núcleo de Cidadania, defensor Celso Araújo.
Durante a campanha de arrecadação a DPE/AC recebeu doação de material de higiene pessoal como absorventes, desodorantes, sabonete líquido, xampu, condicionador, chinelos e máscaras de tecido. Parte do material foi distribuído em julho para adolescentes na Casa Abrigo Dra. Maria Tapajós e nas unidades prisionais dos municípios de Tarauacá e Cruzeiro do Sul, entregues pela ouvidora-geral da Defensoria Pública, Solene Costa.
“A campanha não vai parar. Esta é uma demanda que sempre está ativa. Quem quiser contribuir pode procurar a Defensoria Pública e doar estes materiais”, explica Victória Frota.
Durante a visita ao presídio feminino, a defensora-geral, Simone Santiago, a subdefensora-geral, Roberta Caminha, e o defensor pública Celso Araújo conversaram e ouviram as detentas. “O objetivo de hoje foi entregar o material de higiene, que atende as necessidades básicas dessas mulheres. Esta é, antes de mais nada, uma questão de dignidade humana”, diz a defensora-geral Simone Santiago.
No total, foram arrecadados 1.113 itens de higiene pessoal distribuídos na Casa Abrigo Dra. Maria Tapajós e nas unidades prisionais de Rio Branco, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.
Participaram da entrega as servidoras do Núcleo da Cidadania, Lucicley Souza, e do Setor de Humanização e Equipe Multidisciplinar, Mel Dayane e Reinildes Galvão.