A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), por meio do Núcleo Especializado de Direitos Humanos (NUDH), participou, na manhã desta terça-feira (06/07), da entrega simbólica de cestas básicas a grupos que estão em situação de vulnerabilidade durante o período de pandemia. A ação partiu de uma solicitação feita pela DPE-GO à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) de Goiás a fim de garantir o acesso básico à alimentação às comunidades.
A instituição foi representada pelo defensor público Salomão Rodrigues da Silva Neto, colaborador do NUDH. A entrega foi feita pelo titular da Seds, o secretário Wellington Matos de Lima, e pela superintendente da Mulher e da Igualdade Racial da pasta, Rosilene Oliveira Guimarães. Os grupos foram representados por seus presidentes, sendo eles Marileia Ferreira da Silva Lasprilla, do Movimento Agô; Júlio César Rodrigues Moura, da Comunidade Cigana de Trindade; Aluísio Black, do Centro de Cidadania Negra do Estado de Goiás; e Mauro Terena, da Associação dos Indígenas Urbanos residentes em Goiânia.
“A Defensoria Pública realizou o intermédio e auxiliou na amplificação da voz, especificamente das comunidades de terreiros e povos de matriz africana. É a segunda vez que fazemos esse pedido e que ele é atendido pela Seds, por meio de parceria que temos com a Superintendência da Mulher e da Igualdade Racial”, disse o defensor público Salomão Neto.