Promover a defesa dos direitos das mulheres, em especial as que estão em situação de violência doméstica ou familiar. Esse é um dos objetivos do Núcleo Especializado de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO). Com atuação de forma coletiva, o Núcleo trabalha para que as mulheres tenham seus direitos garantidos, promovendo um atendimento humanizado e de qualidade.
Entre as diversas ações desenvolvidas pelo Núcleo estão: encaminhamento psicológico e social às mulheres vítimas de violência; orientação jurídica; atuação em defesa dos direitos das mulheres presas; desenvolvimento de ações de prevenção à violência doméstica e familiar; realização de estudos e pesquisas visando a construção de políticas públicas de apoio; implantação de banco de dados com registros, estudos e informações sobre a situação de discriminação e violência contra a mulher; dentre outras.
Atendimento
Mulheres com perfil de assistidas podem e devem procurar a Instituição para atendimentos jurídicos que são feitos de forma integral e gratuita. Desde a pandemia de covid-19, o atendimento é feito por telefone, WhatsApp e/ou email, o que viabiliza às pessoas falarem com a Defensoria Pública sem saírem de casa para isso.
Para entrar em contato diretamente com o Nudem, basta ligar ou enviar uma mensagem via WhatsApp a partir do número 3218-1615. O contato também pode ser realizado por meio do 3228-8319, ou pelo e-mail nudem@defensoria.to.def.br.
Funcionamento
Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 17 horas. Em feriados, finais de semana e dias de ponto facultativo, o atendimento é feito no mesmo horário do expediente, mas por meio de outros contatos disponíveis em https://plantao.defensoria.to.def.br/.