Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
22/06/2021

MS: Defensoria Pública, DPU e MPF recomendam “busca ativa” de indígenas que ainda não tomaram a 2ª dose de vacina em 15 municípios

Fonte: ASCOM/DPE-MS
Estado: MS
A Defensoria Pública de MS, por meio do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étnica (Nupiir), em conjunto com a Defensoria Pública da União (DPU) e Ministério Público Federal (MPF) emitiram uma recomendação às Secretarias Municipais de Saúde e à Secretaria de Estado de Saúde de MS, em auxílio ao Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei/MS), para a realização de buscas ativas aos indígenas que não tomaram a 2ª dose da vacina contra a covid-19, em 15 municípios do Estado.
 
A coordenadora do Nupiir, defensora pública de 2ª Instância Neyla Ferreira Mendes, explica que a ação deve ser realizada por intermédio de equipes móveis nos territórios de origem e de preferência fora dos horários de trabalho dos indígenas.
 
“Estamos preocupados com os indígenas que ainda não tomaram a 2ª dose. Com base numa tabela do Dsei, recomendamos a busca ativa a todos os municípios com comunidades indígenas, cujos níveis da segunda dose (d2) ficaram abaixo de 80%. Orientamos, ainda, que essa busca seja realizada fora dos horários de trabalho dos indígenas que saem para trabalhar fora. A falta da imunização impacta as comunidades e os próprios municípios com o crescimento da pandemia”, pontua a coordenadora.
 
Conforme tabela do Dsei, os 15 municípios são: Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Japorã, Ponta Porã, Anastácio, Aquidauana, Nioaque, Porto Murtinho, Maracaju, Douradina, Dourados, Rio Brilhante, Iguatemi e Miranda.
 
Participaram da assinatura, a coordenadora da 5ª Regional de Jardim, defensora pública Andreá Pereira Nardon Braga, defensora pública de Aquidauana, Janaína Araújo Santana, defensora pública de Rio Brilhante, Kricilaine Oliveira da Silva Souza, defensor público de Dourados, Leonardo Ferreira Mendes, defensor público de Ponta Porã e Coronel Sapucaia, Lucas Colares Pimentel, defensora pública de Miranda, Maria Clara de Morais Porfírio, defensor público de Amambai, Marcelo Marinho da Silva, defensor público de Amambai, Marcos Braga Fonseca, defensor público de Porto Murtinho, Maurício Augusto Barbosa e defensor público substituto em Iguatemi, Rodrigo Duarte Quaresma.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
5 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria
9 de setembro
AGE
7 de outubro
AGE
30 e 31 de outubro
Encontro da Região Norte e Nordeste (Fortaleza)
10 de novembro
Reunião de Diretoria
11 de novembro
AGE
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)