Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
15/06/2021

Curso online sobre trabalho das Defensorias Públicas voltado para catadoras e catadores tem apoio da ANADEP

Fonte: ANADEP
Estado: DF
Começou, nessa segunda-feira (14), o curso “Catadoras e Catadores e a atuação das Defensorias Públicas” promovido pela Defensoria Pública da União (DPU), em parceria com a Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e o Fórum Justiça. A abertura e a aula foram transmitidas pelo canal do YouTube da Escola Nacional da Defensoria Pública da União (ENADPU). A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou da aula inaugural. 
 
Na abertura todos destacaram a importância de capacitar as defensoras e defensores públicos através do olhar de pessoas que vivem essa temática em torno da política de resíduos sólidos. Para o grupo, a temática tem um viés de interdisciplinaridade que envolve questões econômicas, sociais e culturais transpassadas por diversas vulnerabilidades.
 
Segundo Rivana Ricarte, é fundamental que agentes jurídicos aprenderem a ouvir os movimentos sociais. "Para, assim, se inteirarem cada vez mais do seu papel nesta mola propulsora da sociedade e, de fato, se tornarem agentes de transformação social, pois a luta não se faz sozinho”.
 
A primeira aula do curso trouxe um panorama histórico da legislação sobre a política de resíduos sólidos com o tema “Catadoras e catadores: aspectos históricos e socioambientais do trabalho”. O painel teve como palestrantes o ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias; e a professora na Espanha e ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.
 
A aula contou, ainda, com a participação dos debatedores: Alex Cardoso do Movimento Nacional dos Catadores (MNCR-RS); Neli Souza Silva Medeiros, da Secretaria Nacional das Mulheres da Unicatadores; e Juliana Lavigne, defensora pública do estado do Rio Grande do Sul.
 
As próximas aulas acontecerão nos dias 21 e 28 de junho e 5 e 12 de julho de 2021, no canal do Youtube da ENADPU, gratuitamente. 
 
Confira a primeira aula na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=ChXCrhsN9-o
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)