Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
10/06/2021

PI: Projeto Mente Cidadã e Esdepi realizam seminário “Saúde Mental da Pessoa Negra” no próximo dia 18

Será no próximo dia 18 de junho, por meio da Plataforma Zoom, com transmissão simultânea pelo canal oficial da Defensoria Pública, no Youtube, que a Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio do “Projeto Mente Cidadã – Família, Vulnerabilidade Social e Saúde Mental” e da Escola Superior da Defensoria (Esdepi) irá realizar o seminário “Saúde Mental da Pessoa Negra”. O evento será certificado pela Esdepi, que tem como diretora a Defensora Pública Andrea Melo de Carvalho.
 
Os interessados em participar do seminário devem fazer inscrição até às 12h do dia 18 de junho, no site da Defensoria www.defensoria.pi.def.br, acessando a área Cursos. O link para acesso à sala do Zoom será disponibilizado até às 13h do dia 18, através do e-mail usado na inscrição. Para os inscritos na palestra, que efetivamente estiverem presentes na sala do Zoom, a Escola Superior da Defensoria irá emitir o certificado de 2h/aula.
 
A abertura do evento está prevista para às 15h, e será feita pela diretora da Escola Superior da Defensoria, Andrea Melo de Carvalho e pela Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, que coordena o Projeto Mente Cidadã e também é diretora de Primeiro Atendimento da Defensoria.
 
A partir das 15h10, o professor da Universidade Federal do Piauí, Benedito Carlos de Araújo Júnior, irá apresentar a palestra com o tema “Aspectos Sociais e Saúde Mental da Pessoa Negra”.  O docente é bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí (1992); mestre em Educação pela UFPI (1998), doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014) e trabalha os temas: violência, segurança pública, suicídio, mídia e poder. É também professor do Departamento de Ciências Sociais da UFPI.
 
A segunda palestra, intitulada “Suicídio da População Negra”, será ministrada pela bacharel em Psicologia e coordenadora do Núcleo de Valorização da Vida em Oeiras, Milena Faustino, e terá início às 15h50. A psicóloga possui experiência em prevenção da suicídio e manejo em situações de automutilação sem intenção de morte e é militante do movimento negro, além de co-idealizadora do Coletivo de Negros e Negras de Oeiras e co-idealizadora do Coletivo Esperança Garcia.
 
A última palestra, com previsão de início a partir das 16h30, com o tema “Solidão da Mulher Negra”, será ministrada pela psicóloga clínica, psicopedagoga,  terapeuta de casal e família, e terapeuta comunitária integrativa, diretora da Sherpa Terapias Integradas e membro do coletivo Feira Preta, Rosangela Parga.
 
Após as palestras, a partir das 17h10, será aberto o momento para as discussões, onde todos os participantes poderão enviar perguntas aos três palestrantes.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)