Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
10/06/2021

MT: Defensoria Pública participa de audiência virtual sobre políticas públicas para autistas

Fonte: ASCOM/DPE-MT
Estado: MT
Na última segunda-feira (7), às 14h, a Defensoria Pública de Mato Grosso participou de uma audiência pública virtual que debateu o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as políticas pública municipais, organizada pela Câmara Municipal de Cuiabá.
 
A defensora pública Cleide Nascimento, que atua na Vara da Infância e Juventude na comarca de Várzea Grande, representou a Instituição no evento.
 
“A Defensoria se fez presente na audiência pública para colaborar com o debate sobre a necessidade do diagnóstico precoce dos autistas, bem como da não interrupção do tratamento, que tem acontecido ultimamente por decisões judiciais. Além disso, defendemos que sejam implantados no SUS os tratamentos e terapias que são indicados para todas as pessoas autistas”, afirmou Cleide.
 
A audiência online, requisitada pela vereadora Maysa Leão (Cidadania), foi transmitida pelas redes sociais da Câmara Municipal e contou com a participação do primeiro médico autista de Mato Grosso, Enã Rezende, e a mãe dele, Érica Rezende, neuropsicóloga e criadora do Projeto Autismo na Escola.
 
“Eu, como vereadora e mãe de autista, vejo a necessidade de discutir esse assunto. O Estado de Mato Grosso, através da primeira-dama Virgínia Mendes tem buscado melhorias, buscado essa inclusão que está no papel, mas que pouco é colocado em prática. E tudo que o autista precisa é oportunidade”, disse a vereadora.
 
Também participaram virtualmente pais, psicólogos, pediatras e neuropediatras que defendem a importância das terapias e informação para a sociedade, que ainda sabe pouco sobre o autismo.
 
“Outro ponto importante ressaltar é que eu estava representando a Câmara Setorial Temática da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa (ALMT), que trata da efetivação dos direitos da pessoas com deficiência em Mato Grosso”, complementou a defensora.
 
* Com informações da Câmara Municipal de Cuiabá.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)