Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
10/06/2021

MA: Novo defensor é empossado

Fonte: ASCOM/DPE-MA
Estado: MA
O presidente do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado, o defensor-geral Alberto Pessoa Bastos deu posse a novo membro da instituição, em solenidade restrita a poucos convidados e transmitida pelo YouTube, na manhã desta quarta-feira (9). Aprovado no último concurso realizado em 2019, Diego Serejo Ribeiro ingressa na carreira, em substituição a defensor que foi desligado da Defensoria maranhense.
 
A solenidade virtual foi prestigiada por membros do Conselho Superior da DPE/MA, defensores públicos, servidores e familiares do empossado. Na sede da instituição, em São Luís, estavam apenas o defensor-geral, a diretora da Escola Superior da Defensoria maranhense, Cristiane Marques, e o defensor público empossado. De forma remota, acompanharam também a sessão solene o corregedor-geral Ideválter Nunes; a ouvidora-geral da DPE/MA, Fabíola Diniz; e o defensor público Cristiano Matos de Santana, presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos Estaduais do Maranhão (Adpema).
 
Depois de prestar o juramento, Diego Ribeiro, fazendo referência à Rondônia, sua terra natal, e agradecendo a todos os que o apoiaram, falou da felicidade de ingressar na instituição e dos desafios que precisou superar para realizar seus sonhos. “Nasci com uma deficiência auditiva e com a graça de Deus, apoio da minha mãe, e muitos exemplos inspiradores, consegui chegar até aqui. Uma honra muito grande ingressar nessa instituição, superando obstáculos com muito amor, continuando a colocar em prática ensinamentos que levo para vida toda, de servir ao povo brasileiro com muito afinco e dedicação”, declarou, em discurso marcado por muita emoção, o mais novo membro da DPE/MA, que há oito anos ocupa cargos no serviço público.    
 
Cumprimentando o novo membro da carreira pela sensibilidade, resiliência e sentimento de gratidão, Alberto Bastos falou da alegria de receber na instituição um profissional tão comprometido com a inclusão social e o respeito ao próximo. “Precisamos de defensores públicos com esse perfil, que seja proativo e contribua com a Defensoria maranhense, uma instituição forte, mas ainda em crescimento, a única no Maranhão a conquistar dois prêmios Innovare, e reconhecida nacionalmente pelo Ministério do Meio Ambiente, em razão do projeto dos econúcleos”, destacou.
 
Em suas palavras, o corregedor-geral lembrou que a atuação na Defensoria Pública é, sobretudo, um sacerdócio, que exige de seus membros, compromisso, dedicação e zelo. “O defensor público precisa ainda ter empatia, porque a nossa instituição é muitas vezes a ultima esperança para minimizar a angustia dos nossos assistidos. Portanto, a sociedade maranhense o recebe de braços abertos, ansiosa para que mais um defensor possa dar a sua contribuição na construção de um estado de mais justiça social”, assinalou.
 
A diretora da Esdep também chamou a atenção para o perfil do novo defensor público. “Estamos muito felizes por ser uma pessoa tão comprometida e aguerrida, um profissional que teremos o prazer de acompanhar no curso de formação”, disse Cristiane Marques, agradecendo Diego Serejo pela história inspiradora.
 
Também exaltando a nova missão do defensor público perante a sociedade maranhense, Cristiano Matos de Santana, da Adpema, e a ouvidora Fabíola, colocaram-se à disposição do mais novo membro da carreira, esclarecendo suas especificidades e atribuições. “Desejo-lhe sucesso nesta nova missão, onde terá a oportunidade de ser realmente um agente político e de transformação social, que garantirá mais acesso a direitos aos maranhenses”, argumentou Santana.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)