Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
10/06/2021

MA: Webinário que aborda questões étnico-raciais e combate ao racismo é iniciado pela DPE

Fonte: ASCOM/DPE-MA
Estado: MA
A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio de sua Escola Superior (Esdep/MA), deu início ao Webinário “Questões étnico-raciais e os desafios da luta antidiscriminatória”, na última sexta-feira (04). O encontro reuniu nomes do cenário local e nacional, dentre eles a doutoranda em Ciências Jurídico-Políticas, Chiara Ramos, que ministrou a palestra magna de abertura do evento.
 
A abertura do evento, que se estende até o dia 17, foi conduzida pelo defensor-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, pelo subdefensor Gabriel Furtado e pela diretora da Esdep, Cristiane Marques. “Abordar o assunto e envolver pessoas tão respeitadas neste debate é prioridade da gestão e da Escola Superior. Todas as vagas para este encontro foram preenchidas, o que reafirma a importância do encontro e reforça o nosso pensamento de ampliação do debate deste tipo de assunto”, destacou Alberto Bastos.
 
O subdefensor Gabriel Furtado fez questão de agradecer à conterrânea Chiara Ramos pela participação no evento, valorizando o debate. “Promover discussões étnico-raciais é essencial para a construção de um espaço pedagógico antirracista e um melhor acolhimento das demandas da população, sobretudo a população mais pobre, historicamente formada por pretos e pardos”, afirmou.
 
Palestrante do dia, Chiara Ramos falou, dentre outros assuntos, sobre a necessidade de uma evolução real do sistema de justiça brasileiro. “É necessário que se montem comitês de diversidade nas instituições, de pluralidade com pessoas da sociedade civil, de maneira a democratizar e de maneira a realmente trazer uma gestão para a população em geral. E que a gestão tenha como realmente como princípio essa equidade racial e essa construção de uma sociedade livre e justa, solidária nos termos que coloca a própria constituição federal em seu artigo terceiro”, ressaltou. 
 
Debate do dia – Após a abertura e aula magna, aconteceu o debate da Mesa A, com o tema “Direito e racismo estrutural”, sob a mediação do defensor público, professor e mestrando em Direito pela UNB, Thales Alessandro Dias Pereira. Nela, estiveram presentes a doutoranda em Direito, Estado e Constituição, Juliana Lopes, e o doutorando e mestre em Direito pela UnB, Rodrigo Portela.  C
 
Com transmissão pelo Google Meet, o webinário é coordenado pela Escola Superior da DPE/MA, com a proposta de discutir o racismo e seus desdobramentos de forma ampla, com debates e discussões que visam contribuir com um olhar mais ampliado sobre os desafios dessa temática no país.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
7 de julho
AGE
4 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de setembro
AGE
6 de outubro
AGE
3 de novembro
AGE
8 de dezembro
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de dezembro
AGE
Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil
Novas 100 regras de Brasília
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)