Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
09/06/2021

ADPEC: A liberdade tem pressa

Fonte: ADPEC
Estado: CE
Alvarás de Soltura devem ser cumpridos em 24 horas pela Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Ceará – SAP. A determinação foi expedida, em caráter liminar, pelo Juízo da 12ª Vara da Fazenda Pública do Ceará, em atendimento a Ação Civil Pública proposta pela Defensoria Pública do Estado.
 
A demanda teria chegado ao Núcleo de Atendimento aos Presos Provisório da Instituição por meio de diversos familiares de Internos do Sistema Penitenciário, que permaneciam presos, por vários dias, mesmo de posse dos correspondentes Alvarás de Soltura.
 
A demora era justificada pela SAP, na necessidade prévia da realização de uma de busca relacionada ao liberando, para averiguar a existência de possíveis óbices a pretendida liberação, decorrentes de outros mandados de prisão existentes em desfavor do mesmo.
 
Contudo, conforme sustentado pela Defensoria Pública, e reconhecido pelo Poder Judiciário, com parecer favorável do Ministério Público, é atribuição do Juízo competente pela expedição do respectivo alvará de soltura, a consulta, por meio do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões – BNMP 2.0, sobre eventual existência de mandado de prisão em aberto ou outra medida similar em outro processo judicial, que impeça a soltura do detento, cabendo a Autoridade responsável pela custódia, apenas averiguar a autenticidade do documento e assegurar a identidade do liberando.
 
A mencionada ACP foi proposta pelo Defensor Público Jorge Bheron Rocha e conta, também, com o acompanhamento da Defensora Pública Marilia Braga Olinda de Lucena.
 
NA MÍDIA: Justiça determina que SAP cumpra alvarás de soltura em 24 horas no Ceará sob pena de multa
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
7 de julho
AGE
4 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de setembro
AGE
6 de outubro
AGE
3 de novembro
AGE
8 de dezembro
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de dezembro
AGE
Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil
Novas 100 regras de Brasília
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)