Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
21/05/2021

ANADEP participa de abertura da X Semana da Defensora e do Defensor Público

Fonte: ADPEC
Estado: CE
A sexta-feira, 21, começou com abertura da programação do webinário   “A Defensoria Pública e sua função interseccional”, programação que faz parte da X Semana da Defensoria e do Defensor Público, que ocorre toda de forma virtual. O webinário é realizado pela Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adepec) em parceria com a Defensoria do Ceará, por meio da Escola Superior e é transmitido pelo Youtube da Adpec. Para conferir a programação completa, acesse o link.
 
“Vamos começar agora o que deveria ter sido feito um século e meio atrás. Este é só o começo. É muito empolgante. E, antes de tudo, não podemos parar”. Foi com a frase da filósofa Angela Davis que a defensora geral do Ceará, Elizabeth Chagas demarcou sua fala de reforço à campanha “Racismo se combate em todos lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial”, proposta pela Associação Nacional dos Defensores e Defensoras Públicas (Anadep) às Defensorias e Associações do país. 
 
Foi a presidenta da  Associação Nacional dos Defensores e Defensoras Públicas (Anadep), Rivanna Ricarte,  que abriu os discursos trazendo a importância de, institucionalmente, serem discutidos o racismo e o antirracismo na Defensoria. A campanha “Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial” foi lançada neste mês de maio, para permear debates e programações pelo País. “A gente vive em um racismo estrutural e institucional, uma realidade que foi forjada desde o processo de colonização. Então, a Defensoria Pública, através da campanha realizar essa reflexão é da rum passo para que dentro da instiuição e fora se produza uma reflexão sobre quem somos nós nessa luta antirracista, sobre nosso papel”, comentou.  
 
“É o povo do Ceará mais vulnerável que nos pede que a gente encontre uma solução possível para os seus problemas reais. É o povo negro do Ceará que nos roga, como ouvimos no Orçamento Participativo ontem, para que a gente siga adiante, pela instituição que defende a luta pela equidade étnico-racial tão necessária”, comentou a defensora geral. Elizabeth reforçou o compromisso da gestão com um concurso público célere, para ampliar o quadro de defensores e defensoras, o primeiro com cotas raciais no estado do Ceará. 
 
Presidenta da Adpec, a defensora pública Andréa Coelho celebrou o papel da defensora e do defensor público como agentes de transformação na sociedade. “O isolamento social e as restrições a inúmeros direitos já consagrados levaram a sociedade a um momento de crise e é visível que uns grupos sofrem bem mais com as consequências disso.  Nesse contexto, o papel da defensora e do defensor público como agentes de transformação, implementadores de política pública, que tem sido fundamental para manutenção do significado e até mesmo da vida de inúmeros indivíduos”. 
 
Entre os convidados do webinário estão nomes como o do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Benedito Gonçalves, da vereadora de São Paulo, Érika Hilton e dos pesquisadores Cleifson Dias e Juliana Borges, que versam sobre o tema da campanha deste ano, promovida pela Anadep.  
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)