Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
25/05/2021

VII jornada tem início

Fonte: ANADEP
Estado: DF
Teve início, nessa segunda-feira (24), a VII Jornada "Diretrizes nacionais para o atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua". A primeira aula teve como tema "Crianças e adolescentes em situação de rua: História, Conceito e Perfil Amostral". A facilitadora foi Juliana Batistuta, assistente social e doutora em serviço social; e Benedito Rodrigues, professor e diretor do Instituto dos Direitos da Criança e do Adolescente (INDICA), além de consultor da UNICEF. A mediação ficou com o coordenador da Comissão da Infância e Juventude da ANADEP, Daniel Palotti.
 
No Brasil, não há um número oficial sobre quantas crianças e adolescentes se encontram em situação de rua no país. Segundo o Censo SUAS, em 2018, nas metrópoles brasileiras, haviam 328 crianças e adolescentes acolhidas com trajetória de vida nas ruas. Já estudo feito pela ONG Visão Mundial aponta a existência de 70 mil crianças e adolescentes em situação de rua em todo o país. 
 
Juliana Batistuta trouxe pesquisa sobre o projeto "Conhecer para Cuidar:  apresentação de resultados" que mostra o levantamento de dados quantitativos e qualitativos sobre crianças e adolescentes em situação de rua e em acolhimento institucional como medida protetiva à situação de rua. A pesquisa contou com a participação de 554 crianças e adolescentes em situação de rua de 17 cidades brasileiras com mais de 1 milhão de habitantes e de crianças e adolescentes com idades entre 7 e 18 anos. 
 
Benedito Rodrigues destacou alguns dos aspectos importantes da jornada para as ruas, como a presença de conflitos familiares, a baixa perfomance na escola e eventual abandono, o conhecimento gradativo do território do próprio bairro e incursões para outros territórios, além da re-territorialização nas ruas dos centros.
 
A VII jornada é uma realização da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), da Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil (ENADEP) e das Comissões da Infância e Juventude e de População em Situação de Rua. 
 
A próxima aula será na segunda-feira (31), e terá como tema "Marcos legais nacionais e internacional (Resolução 40/2020 CNDH; Diretrizes Nacionais CONANDA/CNAS; Comentário Geral nº 21 da ONU).
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)