Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
17/05/2021

Curso IDDD: quinto encontro discute entrevistas de investigação

Fonte: ANADEP
Estado: DF
Na sexta-feira (15), foi promovido o quinto encontro do curso "Prova sob Suspeita: um olhar crítico sobre as provas dependentes da memória”. A capacitação é fruto de uma parceria entre a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), a Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ENADEP) e o Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD).
 
A aula teve com o tema "Entrevista de investigação". A entrevista de investigação de vítimas, testemunhas, informantes e suspeitos desempenha um papel fundamental no direcionamento de investigações. A sessão foi conduzida pelo professor doutor Gavin Oxburgh (Northumbria University, Reino Unido).
 
Foram abordadas técnicas e tipologias de questionamento, que permitem obter informações precisas, abrangentes e atualizadas sobre a ocorrência de crimes. Para isso, foram debatidas habilidades específicas necessárias para a condução dessas entrevistas - bem como a compreensão dos fatores cognitivos, sociais e ambientais que influenciam os relatos de testemunhas e suspeitos -, de forma a garantir a coleta de informações confiáveis e sólidas a serem utilizadas nos processos respeitando os direitos e garantias individuais.
 
O curso “Prova sob Suspeita" traz especialistas que são referências mundiais em diferentes dimensões da problemática das provas dependentes da memória. A formação visa qualificar a temática dentro da justiça criminal, que em muitos casos se baseia em evidências precárias e insuficientes.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)