Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
03/05/2021

RJ: Artigos sobre racismo podem ser enviados para evento internacional

Fonte: ASCOM/DPE-RJ
Estado: RJ
Vai até 30 de maio o prazo para envio de trabalhos para o "I Colóquio Internacional: Racismo Institucional, Sistema de Justiça e Políticas Públicas no Peru e no Brasil". O evento, que acontecerá nos dias 8 e 9 de julho, é uma parceria entre a Defensoria Pública do Rio e o projeto "POLITICS:  a  política  do  antirracismo  na Europa  e  na América  Latina". 
 
Os temas dos artigos ou casos podem ser racismo institucional e direito, genocídio  negro/genocídio  da  população  negra  e/ou  antirracismo  no  sistema  de  justiça, analisando os  contextos  brasileiro  e/ou  peruano. Veja aqui o edital com as informações sobre como participar: https://bit.ly/3ebOhdG. Os trabalhos selecionados serão publicados no dossiê  "Racismo  institucional,  sistema  de  justiça  e  políticas  públicas  no  Peru  e  no  Brasil: superando as abordagens comparativas'', em novembro deste ano.   
 
O colóquio terá como tema o racismo - entendido como um sistema de opressão enraizado historicamente e desafiado por instituições e movimentos de base. Um dos objetos de debate será a dificuldade demonstrada por agentes do sistema de justiça de colocar o racismo institucional como argumento dentro de peças jurídicas. Entre os convidados, estarão presentes pessoas pertencentes aos movimentos sociais, integrantes da DPRJ, além de acadêmicos das áreas da sociologia, antropologia, direito e outras disciplinas relevantes. 
 
O seminário é uma parceria do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), Coordenação de Promoção da Equidade Racial (Coopera) e Núcleo de Combate ao Racismo e à Discriminação étnico-racial (Nucora) da DPRJ com o projeto POLITICS, que visa aprofundar e inovar o conhecimento e o debate sobre o antirracismo em contextos europeus e latino-americanos.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)