Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
30/04/2021

RO: Posse de mais dois defensores públicos

Fonte: ASCOM/DPE-RO
Estado: RO
Nesta segunda-feira, 26, o Subdefensor Público-Geral, Diego de Azevedo Simão, representando o Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, deu posse aos novos defensores públicos aprovados pelo IV Concurso da instituição: Aldo Linhares de Almeida e Beatriz de Andrade Chaves, no auditório da sede da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) em Porto Velho. As posses aconteceram devido à saída recente de alguns membros da instituição, o que resultou na necessidade de reposição devido à vacância das vagas.
 
Devido aos protocolos de segurança e de distanciamento social adotados durante a pandemia de Covid-19, a solenidade aconteceu com a presença reduzida de pessoas, ao mesmo tempo em que foi transmitida ao vivo no canal do Youtube da DPE-RO.
 
Para abrir a cerimônia, o Subdefensor Público-Geral, Diego de Azevedo Simão, ressaltou que a posses de Aldo e Beatriz são muito significativas e se apresentam como um reflexo do crescimento institucional da Defensoria Pública, que vendo sendo fortalecida pela atual gestão.
 
“A chegada de vocês até aqui exigiu muito esforço e dedicação. A partir de agora, vocês terão uma missão, um sacerdócio de lutar pela defesa dos Direitos Humanos e pela garantia do acesso à justiça às pessoas hipossuficientes do Estado de Rondônia. A vocês, Aldo e beatriz, que escolheram a Defensoria Pública, eu não tenho dúvida que não faltará coragem, educação e comprometimento. Parafraseando o ministro Ayres Britto, a opção que se faz pela Defensoria é vocacional, porque é própria de pessoas que fazem do Direito mais do que um meio de vida, talvez a mais bela razão de viver”, pontou Diego de Azevedo Simão.
 
O Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, que não pode comparecer a cerimônia por motivos de força maior, também desejou aos empossados uma trajetória de sucesso e de muitas realizações. “Acredito que, em se tratando de capacidade e comprometimento, os novos defensores públicos estão mais do que preparados, e com certeza desempenharão sua funções com muito afinco e excelência. Excelência esta que já pudemos identificar no trabalho de Beatriz como Analista Jurídica e agora como Secretária-Geral de Administração e Planejamento da DPE-RO. Ao defensor público Aldo Linhares seja, muito bem-vindo. À defensora pública Beatriz Chaves, receba mais uma vez nossos parabéns”.
 
Aldo Linhares de Almeida
 
Após prestarem os juramentos e assinarem o termo de posse, os já defensores públicos também realizaram seus respectivos discursos. O primeiro foi o discurso de Aldo Linhares de Almeida, natural de Catu (BA), mas residente em Porto Velho desde 1997.
 
“Primeiramente, me sinto abençoado de tomar posse como Defensor Público no estado que acolheu minha família há mais de 20 anos, sendo maravilhosa a oportunidade de contribuir para a defesa dos direitos dos necessitados neste local que tanto amo”, frisou o recém-empossado, defensor público Aldo Linhares de Almeida.
 
Aldo Linhares que é Pós-Graduando em Processo Civil pela Universidade de Federal de Rondônia, atuava desde 2014, como técnico judiciário no TRT da 14ª Região, assessorando magistrados da 3ª Vara do Trabalho de Porto Velho. O novo defensor também se encontra aprovado nos concursos da Defensoria Pública do Estado de Acre, Oficial de Justiça Federal, e Analista do Ministério Público da União, e relembra que já atuou como estagiário da Defensoria Pública de Rondônia.
 
“O sonho de se tornar Defensor Público, nutrido desde a época de estágio, teve sim um caminho árduo de dedicação e sacrifícios, contudo não foi trilhado sozinho. Sou privilegiado, pois tive sempre em minha vida pessoas espetaculares, tanto em termos de exemplo quanto em termos de apoio”, ressaltou o defensor público ao se referir aos seus familiares, mestres e amigos.
 
“E para encerrar, deixo uma frase do prêmio Nobel da Paz de 1989, o XIV Dalai Lama, que sempre serviu de inspiração na minha caminhada. ‘A paz só pode durar onde os direitos humanos são respeitados, onde as pessoas estão alimentadas e onde os indivíduos e as nações são livres’.”
 
Beatriz de Andrade Chaves
 
Dando seguimento à solenidade, Beatriz de Andrade Chavez, que atualmente ocupa o cargo de Secretária Geral de Administração e Planejamento da Defensoria Pública realizou o seu discurso de posse.
 
“Hoje tenho orgulho imenso de assinar, pela terceira vez, um termo de posse na Defensoria Pública do Estado de Rondônia. Orgulho de ser a primeira servidora de carreira da instituição a tornar-se Defensora Pública. Sou prova vida do esforço diário e incessante da Administração Superior em fortalecer e ampliar a Defensoria Pública. Foi graças a esse empenho, não só desta gestão, mas também da anterior, que pude tomar posse como Analista Jurídica, em 2018. É graças a ele que tomo posse hoje, como Defensora Pública. E foi por ter tanta admiração e respeito por seus integrantes, pessoas humanas, sérias e profissionais exemplares, que aceitei esse ano, o enorme desafio de ser Secretária-Geral de Administração e Planejamento dessa casa”, ressaltou a nova defensora pública.
 
Beatriz Chaves é Pós-graduada em Direito Processual, pelo CEAJUFE – Centro de Estudos da Área Jurídica Federal, e tomou posse como Analista Jurídica da Defensoria Pública em novembro de 2018. De agosto de 2020 a março de 2021, foi cedida à Defensoria Pública do Distrito Federal onde atuou no Gabinete da instituição. No dia 11 de março de 2021, tomou posse como Secretária-Geral de Administração e Planejamento. Tem experiências na área da Advocacia autônoma, além de ter atuado como Assistente de Promotoria no Ministério Público do Estado de Rondônia, entre 2015 e 2016.
 
“Em um mundo que não tolera o diferente, a Defensoria aparece como a última porta aberta, e sempre aberta, a quem dela necessitar. Em uma sociedade que comumente relativiza a dor do outro, que opta por não enxergar o excluído social, que perdeu a capacidade de indignar com a tragédia da desigualdade social, a tarefa do Defensor Público é ser resistência”, ressaltou a nova defensora pública durante o seu discurso.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
14 de maio, às 9h
Audiência pública - Campanha Nacional 2021
17 de maio, às 10h
Sessão especial para celebrar o Dia Nacional da Defensoria Pública
De 17 a 19 de maio
Webinário #DefensoriaemPauta: desafios para o acesso à justiça
8 de junho
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de junho
AGE
7 de julho
AGE
4 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de setembro
AGE
6 de outubro
AGE
3 de novembro
AGE
8 de dezembro
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de dezembro
AGE
Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil
Novas 100 regras de Brasília
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)