Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
30/04/2021

MG: Manual do Condege traz orientações para a proteção de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência

Fonte: ASCOM/DPE-MG
Estado: MG
 
 
O Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (Condege) lançou em março o “Manual de Orientação para a Atuação dos Defensores Públicos da Infância e Juventude: Reflexões sob o papel dos defensores públicos no atendimento da criança vítima de violência”.
 
O material traz orientações aos defensores da Infância para atuação nos procedimentos de escuta especializada, ressaltando o direito da criança e do adolescente de receber assistência jurídica qualificada e psicossocial especializada, que facilite a participação e o resguarde contra comportamento inadequado adotado pelos demais órgãos atuantes no processo.
 
Além das normas específicas que compõem o sistema legal de proteção às crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, o Manual contém orientações gerais sobre a função institucional do “defensor da criança”, as premissas de atendimento e atuação, escuta especializada e depoimento especial.
 
A publicação oferece ainda orientações específicas para o recebimento da notícia de violência e suas diferentes nuances, além do fluxograma de atuação.
 
O Manual foi produzido pelas defensoras públicas Daniele Bellettato Nesrala, de Minas Gerais; Ana Carolina Oliveira Golvim Schwan, de São Paulo; e Juliana Leandra de Lima Lopes, do Distrito Federal.
 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)