Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
06/04/2021

RJ: DP consegue reabertura de seis leitos de UTI em Araruama

Fonte: ASCOM/DPE-RJ
Estado: RJ
Decisão obtida pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), na tarde desta segunda-feira (5), garante o desbloqueio imediato de seis leitos de Unidades de Terapia Intensiva no Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, para tratamento dos pacientes com Covid-19. A determinação também exige que o Estado do Rio de Janeiro e a Cruz Vermelha, réus na ação civil pública movida pelo 3o Núcleo regional de tutela coletiva, apresentem cronograma para abertura e instalação de mais sete leitos de UTI, sendo dois de isolamento, em um prazo de até 48 horas. O descumprimento está sujeito a multa diária em desfavor do secretário estadual de saúde.
 
Na ação, movida no último dia 31 de março, a Defensoria argumenta a gravidade da saúde em todo o Estado do Rio de Janeiro, sobretudo na região onde o Hospital é uma referência importante no tratamento de pacientes graves com Covi -19. Segundo o último boletim expedido pela Secretaria de Estado de Saúde, a fila de espera para internação de pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19 totaliza o quantitativo de 1.091 pessoas, sendo 123 apenas na Baixada Litorânea.
 
A defensora Raphaela Jahara, que atua no 3º Núcleo Regional de Tutela Coletiva e assina a ação, lembrou que a fila de espera para internação de pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19 já chega 1031 pessoas. “A abertura desses 13 leitos ameniza a gravidade da situação em uma das regiões de saúde mais carentes de leitos de CTI em todo o Estado", completou a defensora.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
12/04, 19/04, 26/04 e 03/05
VI Jornada da ENADEP
De 16 de abril a 9 de julho
Curso "Prova sob Suspeita"
6 de maio
AGE
De 17 a 19 de maio
Webinário #DefensoriaemPauta: desafios para o acesso à justiça
8 de junho
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de junho
AGE
7 de julho
AGE
4 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de setembro
AGE
6 de outubro
AGE
3 de novembro
AGE
8 de dezembro
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de dezembro
AGE
 
 
Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil
Novas 100 regras de Brasília
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)