Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
06/04/2021

RJ: DP consegue reabertura de seis leitos de UTI em Araruama

Fonte: ASCOM/DPE-RJ
Estado: RJ
Decisão obtida pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), na tarde desta segunda-feira (5), garante o desbloqueio imediato de seis leitos de Unidades de Terapia Intensiva no Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, para tratamento dos pacientes com Covid-19. A determinação também exige que o Estado do Rio de Janeiro e a Cruz Vermelha, réus na ação civil pública movida pelo 3o Núcleo regional de tutela coletiva, apresentem cronograma para abertura e instalação de mais sete leitos de UTI, sendo dois de isolamento, em um prazo de até 48 horas. O descumprimento está sujeito a multa diária em desfavor do secretário estadual de saúde.
 
Na ação, movida no último dia 31 de março, a Defensoria argumenta a gravidade da saúde em todo o Estado do Rio de Janeiro, sobretudo na região onde o Hospital é uma referência importante no tratamento de pacientes graves com Covi -19. Segundo o último boletim expedido pela Secretaria de Estado de Saúde, a fila de espera para internação de pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19 totaliza o quantitativo de 1.091 pessoas, sendo 123 apenas na Baixada Litorânea.
 
A defensora Raphaela Jahara, que atua no 3º Núcleo Regional de Tutela Coletiva e assina a ação, lembrou que a fila de espera para internação de pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19 já chega 1031 pessoas. “A abertura desses 13 leitos ameniza a gravidade da situação em uma das regiões de saúde mais carentes de leitos de CTI em todo o Estado", completou a defensora.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)