Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
23/03/2021

Debate sobre políticas institucionais antirracistas encerra V jornada da ENADEP

Fonte: ANADEP
Estado: DF
Foi promovida, nesta segunda-feira (22/3), a última aula da V Jornada "Questões étnico-raciais: construindo uma Defensoria Pública Antirracista". A iniciativa visa ampliar o debate acerca das questões de raça no âmbito da Defensoria Pública. 
 
O encerramento contou com palestra da produtora cultural e servidora da Defensoria Pública de Minas Gerais Camila Alves que falou sobre "Políticas Institucionais Antirracistas". A mediação foi com o defensor público de Minas Gerais e membro da Comissão da Igualdade Racial da ANADEP, Maxnei Gonzaga, e a abertura foi feita pela diretora adjunta da Escola Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (ENADEP), Amélia Rocha. 
 
Ao sintetizar o objetivo da jornada, o defensor público Maxnei Gonzaga explicou a importância do enfrentamento do racismo em âmbito institucional. "Esta jornada vem para somar e nos fazer compreender sobre este tema com um pouco mais de profundidade. Assim, a partir da nossa formação e vivência, poderemos falar sobre o enfrentamento do racismo a partir de uma visão institucional. Vamos falar do racismo dentro de Casa para depois levarmos esse assunto para fora da Instituição e que sabe sermos exemplos para outras instituições do sistema de justiça no que diz respeito à representatividade e construção de políticas públicas", disse. 
 
 
Camila Alves foi a primeira mulher a acessar uma faculdade em sua família e iniciar o curso de Direito. Ela atua há 12 anos na Defensoria Pública de Minas como auxiliar administrativa na coordenação criminal da Capital. Durante a aula, ela falou sobre a construção de ferramentas contra a desigualdade e discriminação étnico-racial dentro da Defensoria Pública. "Como pessoas negras, eu via que tínhamos que fazer duas vezes mais para sermos reconhecidos e valorizados", relata Camila sobre seus primeiros momentos no novo emprego dentro da Defensoria. 
 
Ela contou também a importância de conhecer a trajetória de defensoras e defensores públicos negros na Instituição e como aquela representatividade a fez enxergar-se como mulher negra e lutar por seus direitos. Camila Alves cita as política de cotas raciais em concursos públicos e cargos comissionados dentro da Defensoria Pública como instrumento fundamentais para atingir equidade racial. A especialista também citou a questão da branquitude e seus privilégios, bem como a criação de desvantagens a partir da raça.
 
 
Por fim, a diretora adjunta da ENADEP, Amelinha Soares, enfatizou que a jornada é o primeiro curso organizado pela ENADEP em 2021, e que contou com apoio da Comissão da Igualdade Étnico-Racial. Conforme explica a diretoria, a atividade visa ampliar o debate acerca das questões de raça no âmbito da Defensoria Pública para que haja mais diretrizes para equidade e paridade racial na ocupação dos espaços de poder dentro e fora da Instituição, bem como a promoção de eventos e seminários sobre o tema. 
 
Entre os temas debatidos na jornada, destacam-se: os aspectos introdutórios ao estudo da temática étnico-racial; racismo na percepção de práticas ancestrais das populações negras e indígenas: o uso de instrumentos jurídicos para manutenção de violências sistêmicas; e desconstruindo estereótipos: os desafios da autodeterminação dos povos indígenas.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)