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10/03/2021

AC: Defensoria orienta usuários sobre o que fazer quando perder documentos pessoais

Fonte: ASCOM/DPE-AC
Estado: AC
Você perdeu algum documento pessoal e não sabe o que fazer? A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), por meio da Coordenação Cível, elaborou algumas orientações para pessoas que perderam documentos pessoais e precisam emitir uma segunda via do documento.
 
O material foi desenvolvido, principalmente, para beneficiar as pessoas que perderam os documentos no período de enchente e facilitar o acesso ao serviço, como explica a coordenadora da Coordenação Cível, Thaís Araújo.
 
“Em razão do período de enchentes, das pessoas que ficaram desabrigadas e acabaram perdendo seus documentos, a Defensoria Pública achou importante prestar esse serviço de informação ao público, divulgar através das nossas mídias sociais essas informações, para dar mais visibilidade e facilitar a vida dos usuários em saber onde e em qual órgão procurar quando ele perder certos tipos de documentos”.  
 
No documento, constam informações sobre os órgãos responsáveis pela emissão da segunda via de documentos como:  certidão de nascimento ou casamento, Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de endereço e horário de atendimento.
 
Confira:
 
Se você perdeu a certidão de nascimento ou casamento, procure os Cartórios de Registro de Pessoas Naturais:
 
1º Tabelionato de Notas e 1º Ofício de Registro Civil de Rio Branco, localizado na Avenida Ceará, nº 2513, Dom Giocondo. O horário de funcionamento é das 08h às 16h, mas fique atento, é necessário fazer o agendamento pelo WhatsApp: 68 98413-2450 para ser atendido.
 
2º Tabelionato de Notas e Registro Civil de Rio Branco, localizado na Via Chico Mendes, n. 1388, Triângulo Velho. O horário de funcionamento é das 08h às 16h, agendamento pelo por e-mail: segundocartorioac@gmail.com .
 
3º Tabelionato de Notas e Registro Civil de Pessoas Naturais de Rio Branco, localizado Avenida Ceará, 3.607, 7º BEC. O horário de funcionamento é das 08h às 16h, e também é necessário o agendamento pelo WhatsApp: 68 98412-9494/ 99214-6093.
 
Se você perdeu o CPF:
 
É possível solicitar o documento pelo site da Receita Federal: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ImpressaoComprovante/Co nsultaImpressao.asp . Ou se preferir, também é possível fazer a solicitação em qualquer um dos cartórios de registro civil de pessoas naturais, acima mencionados.
 
Se você perdeu o RG e Carteira de Trabalho e Previdência Social:
 
Os serviços de emissão dos documentos estão disponíveis na Organização em Centro de Atendimento (OCA). Os atendimentos precisam ser agendados pelos telefones: 3215-2400/3215-2411/3215-2427/3215-2478/3215-2445/3215-2472/3215-2475/3215-2477/3215-2480/3215-2481.
 
E se você perdeu a CNH:
 
Também é possível emitir a segunda via do documento pelo site do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (DETRAN/AC):https://www.ac.getran.com.br/sah/app?TRATADOR=ABREPROCESSO2VIA .
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