Cearenses que vivem em Quixadá, município do Sertão Central cearense, e necessitam de assistência jurídica da Defensoria Pública do Estado (DPCE) devem ficar atentos às mudanças no atendimento. Em 2020, o núcleo do DPCE na cidade realizou 12.881 atuações, com destaque para ações referentes à pensão alimentícia e divórcio.
Obedecendo ao novo decreto estadual anunciado no dia 17 de fevereiro, o órgão também tem adotado as ferramentas virtuais para viabilizar o atendimento aos cidadãos. Prioritariamente, aqueles que necessitam do órgão devem recorrer à ligação, e-mail e mensagem via Whatsapp para obter celeridade na solução da causa.
Defensor titular em Quixadá, Júlio César Matias Lobo destaca que o atendimento de 2020 aumentou quando comparado ao modelo presencial. Em 2019, a DPCE registrou 9.876 atuações. Um crescimento, portanto, de 30% de um ano para o outro.
Ele relata que o modelo virtual tornou o atendimento mais fácil para o assistido, que agora, por exemplo, não precisa mais se preocupar com documentação impressa, podendo enviar todo material em PDF por e-mail ou mesmo Whatsapp.
Além disso, o assistido, que antes tinha que chegar cedo no Fórum para agendar atendimento, hoje precisa apenas enviar uma mensagem de voz ou e-mail para o defensor encaminhar a demanda. “Nós recebemos cerca de 700 mensagens por semana. Muitas pessoas não têm carro nem moto. Sobretudo nas localidades mais distantes da sede do município, cerca de 90% das pessoas atendidas pela Defensoria moram a cinco, seis quilômetros de distância da sede. Então, o deslocamento é bem complicado”, afirma Júlio.
Titular da Vara Única Criminal de Quixadá, a defensora Valéria Araújo Neves descreve a realidade dos desafios enfrentados no trabalho do judiciário de forma remota. “A digitalização dos processos, sem dúvida, proporcionou que o serviço jurídico continuasse sendo prestado de forma ininterrupta, mesmo com a pandemia da Covid-19. Além disso, os procedimentos, em sua maioria, são mais céleres através do processo digital. Entretanto, vários desafios surgiram justamente porque todo o sistema ficou dependente da rede mundial de computadores. Assim, muitas vezes há falhas de conexão ou falhas de sistemas”, destaca.
Sobre os canais de atendimento à população, quixadaense, Valéria Araújo detalha. “Tendo em vista a pandemia da Covid-19, atualmente a população só tem acesso através de meios virtuais, seja por meio de conversas ou chamadas de vídeo através do aplicativo Whatsapp por meio do telefone (88) 9976-8803 ou do e-mail defensoria.quixada@gmail.com. Ressalta-se que, o Poder Judiciário local possui o telefone de atendimento da Defensoria Pública e muitas vezes fornece o número quando os assistidos necessitam. Os canais também são divulgados no site da Defensoria Pública e através das redes sociais dos Defensores e colaboradores”, pontua.
SERVIÇO
DEFENSORIA EM QUIXADÁ
E-mail: defensoria.quixada@gmail.com
Telefone: (88) 9.9976.8803 (ligações e Whatsapp)