Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
25/02/2021

MS: Defensoria Pública consegue revogar prisão preventiva para tratamento ambulatorial de assistido diagnosticado com transtorno mental

Fonte: ASCOM/DPE-MS
Estado: MS
A Defensoria Pública da comarca de Bonito, município localizado a 205 quilômetros de Campo Grande, garantiu a revogação da prisão preventiva a um homem que tem diagnóstico de transtorno mental.
 
A defensora pública Thais Roque Sagin Lazaroto explica que a prisão ocorreu devido a um suposto descumprimento de medidas protetivas. A juíza plantonista converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva por entender que a liberdade do assistido seria um risco à segurança da vítima.
 
“Contudo, logo depois, a mãe do assistido procurou a Defensoria e informou que o filho apresentava transtorno comportamental em virtude de um acidente de trânsito, no qual sofreu traumatismo craniano grave. Localizamos, ainda, o relato da ex-mulher explicando como o relacionamento com o ex companheiro era harmonioso, mas que passou a ter problemas após o acidente citado”, afirma.
 
Com os documentos apresentados pela mãe, a Defensoria Pública ajuizou o pedido de revogação da prisão preventiva, bem como aplicação de medida cautelar consistente no encaminhamento do assistido para tratamento ambulatorial junto ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
 
No pedido, a defensora pontua que “o requerente é portador de doença mental, fato que, por si só, é incompatível com a figura da prisão preventiva, que pressupõe a imputabilidade do autor do fato. (...). Ademais, na prática, a decretação da prisão preventiva do requerente, colocando-o em cela comum, constitui um risco a integridade física de terceiros e a sua própria”.
 
Ao ser julgado, a Justiça concedeu a liberdade provisória impondo obrigações, dentre elas, a de submeter o assistido ao acompanhamento médico junto ao CAPS.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)