Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
22/02/2021

MT: Menino de dez anos de Primavera do Leste diagnosticado com Covid é transferido para UTI em Cuiabá após ação da Defensoria Pública

Fonte: ASCOM/DPE-MT
Estado: MT
Após atuação da Defensoria Pública de Mato Grosso, um menino de 10 anos foi transferido na tarde de ontem (17) de Primavera do Leste (237 km de Cuiabá) para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no antigo Pronto-Socorro da capital.
 
J.H.N.C.A. estava internado no Hospital Maternidade São Lucas desde domingo (14). O menino é portador de artrite e foi hospitalizado para tratar a doença. De acordo com a mãe, ele foi diagnosticado com Covid-19 após apresentar problemas respiratórios e realizar exames.
 
O garoto foi diagnosticado com taquidispneia grave, com acometimento de 80% do parênquima pulmonar, e eritema difuso, conforme atestado médico anexado ao processo. Com o agravamento do quadro, precisou de transferência urgente para UTI pediátrica.
 
A ação foi conduzida pela 6ª Defensoria de Primavera do Leste, sob a liderança do defensor público Nelson Gonçalves de Souza Júnior. Procurada pela família na terça-feira (16), por volta das 17h30, a DPMT ajuizou a ação com pedido de tutela de urgência às 20h, e às 22h do mesmo dia o pleito foi deferido pela juíza plantonista Myrian Pavan Schenkel, da comarca de Primavera do Leste.
 
Na decisão, a magistrada determinou que a transferência para UTI pediátrica fosse realizada no prazo máximo de 24 horas, sob pena de bloqueio de ativos financeiros do Governo do Estado para o custeio do referido tratamento, devido à necessidade e urgência do caso, seja em hospital público ou em instituição privada, em Mato Grosso ou em outro estado disponível.
 
Agradecimento – “O atendimento foi ótimo! Se não fosse a Defensoria, acredito que não teria conseguido. Achei que ia demorar, mas foi muito rápido. Eu só tenho a agradecer à Defensoria”, reconheceu a mãe, muito grata, por telefone.
 
Segundo P.I.N.C., que tem 25 anos e é confeiteira, o filho foi transferido por meio de UTI móvel na tarde de ontem (17) para o antigo Pronto-Socorro de Cuiabá, referência no tratamento de Covid-19.
 
“Hoje ele está bem melhor. Agora à tarde vai fazer a cirurgia da perna esquerda para resolver o problema da artrite. Minha mãe está com ele, mas amanhã eu vou para revezar com ela”, relatou P.I.N.C.
 
Covid – Desde 29 de junho de 2020, segundo informações do Grupo de Atuação Estratégica em Defesa da Saúde (Gaedic Saúde), a Defensoria Pública ingressou com 123 ações solicitando leitos de UTI, medicamentos ou exames para pacientes com Covid-19, ou com suspeita da doença, em Mato Grosso. 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)