Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
18/02/2021

ADPEC lança projeto "Defensores em Ação"

Fonte: Ascom/ADPEC
Estado: CE
 
Em tempos tão difíceis, a Defensoria Pública, assim como as demais carreiras do Sistema de Justiça, precisa se reinventar, de modo a facilitar o acesso da população aos serviços, desburocratizando medidas, aproximando-se dos assistidos por meio da educação qualificada em direitos, de modo que haja uma perfeita assimilação das informações e conhecimentos repassados.
 
Para dar voz e visibilidade ao trabalho das Defensoras e dos Defensores Públicos, a ADPEC lança a campanha “Defensores em Ação”, visando a propagar boas práticas e a incentivar sua replicação, adaptação e melhoramento às diferentes realidades.
 
A brilhante atuação do Defensor Público Régis Luiz Jordão de Alcântara, lotado na 1ª Vara Cível da Comarca de Iguatu, que concebeu e criou o texto da cartilha “Pedido de Alimentos: orientação aos assistidos sobre pensão alimentícia”, veiculada pela Defensoria Pública Geral neste mês de fevereiro, é um exemplo de prática que merece destaque.
 
Indagado sobre a gênese da iniciativa, Régis salienta que a concepção surgiu da necessidade de haver autossuficiência da Defensoria Pública no trato de questões familiares, por meio da priorização da resolução extrajudicial de conflitos e do acompanhamento, pelos interessados, dos trâmites internos.
 
A cartilha, assim, tem como função a educação em direitos, mas, também, esclarecimentos sobre a dinâmica dos expedientes na Defensoria Pública, permitindo que os assistidos entendam os trâmites e acompanhem com naturalidade os procedimentos, diminuindo a ansiedade e aumentando a sensação de que o caso está sendo devidamente acompanhado.
 
A Adpec parabeniza e incentiva iniciativas como esta, portanto, se as associadas ou associados tiverem algum projeto, ação ou qualquer iniciativa que visa qualificar a instrumentalização do acesso à Justiça ao nosso público alvo é só compartilhar conosco por meio de e-mail ou WhatsApp oficiais.
 
Será uma honra e grande alegria divulgar a essencialidade dos serviços de nossa carreira e a diferença que o trabalho do defensor público faz na sociedade.
 
Parabéns, Regis Jordão.
 
Clique aqui e confira a cartilha. 
 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)