Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
13/01/2021

RJ: Defensoria iniciará novo projeto nas favelas cariocas

Fonte: ASCOM/DPE-RJ
Estado: RJ
A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) lançará no próximo dia 15 de janeiro o projeto “Defensoria em Ação nas Favelas”. Focado em aproximar os serviços da instituição e as comunidades, o programa busca garantir que defensoras e defensores tenham maior conhecimento sobre as necessidades dos moradores, levando atendimentos de Direitos Humanos aos mais vulneráveis.
 
O lançamento ocorrerá na Vila Kennedy, comunidade da Zona Oeste do Rio, e os atendimentos serão de maneira remota, a princípio. Nos próximos dias 18 e 25 de janeiro e 1 e 8 de fevereiro haverá a capacitação das lideranças da comunidade, que ficarão responsáveis por direcionar o público para os serviços da Defensoria. 
 
Serão cursos de triagem, organização, dinâmica, apresentação da pesquisa, protocolo de segurança e capacitação temática com os temas mais comuns. Os parceiros que participarão do curso foram selecionados através da Ouvidoria Externa da DPRJ em parceria com a  Coordenação Geral de Programas Institucionais (Cogpi) e a Assessoria parlamentar da Defensoria Pública (Asspar).
 
A Defensoria Pública entende a necessidade de se aproximar mais da população vulnerável, em especial agora durante o período da pandemia, onde a vulnerabilidade resta acentuada. Por isso, inverte a lógica tradicional do atendimento na medida em que não espera o cidadão bater às suas portas para buscar atendimento, mas toma a iniciativa e vai até ele para promover a sua missão constitucional. Essa proposta é de extrema importância porque garante assistência jurídica em territórios que, por diversas circunstâncias, não têm como acessar os serviços da Defensoria Pública, retirando a invisibilidade social de certas pessoas e comunidades.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)