Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
26/11/2020

MT: Defensoria participa de reunião com prefeitos eleitos de VG e Livramento para debater medidas de combate à violência contra a mulher

Fonte: ASCOM/DPE-MT
Estado: MT
A Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar de Várzea Grande e Livramento, com a participação da Defensoria Pública, reuniu-se nesta quarta-feira (25), às 16h, com a atual prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM), o prefeito eleito, Kalil Baracat (MDB), além do prefeito reeleito de Nossa Senhora do Livramento, Silmar de Souza Gonçalves (DEM).
 
“A reunião foi importante para que o prefeito eleito pudesse conhecer os serviços executados pelas Secretarias Municipais que compõem a Rede de Enfrentamento a Violência Doméstica e Familiar de VG e Livramento para ele poder dar continuidade ao trabalho. A Defensoria integra a Rede desde seu nascedouro através do atendimento às mulheres em situação de violência, participando como palestrante nas capacitações e nos encontros do SER (grupo reflexivo para homens). Em razão do apoio da prefeita à Rede, ela recebeu de todos nós uma homenagem”, relatou a defensora pública Tânia Regina de Matos, representante da instituição no evento.
 
No primeiro turno, dia 15 de novembro, Baracat foi eleito prefeito de Várzea Grande com 46,1% dos votos válidos, enquanto Souza foi reeleito prefeito de Nossa Senhora do Livramento com votação de 49,9%. Os eleitos vão tomar posse no dia 1° de janeiro de 2021.
 
A reunião foi solicitada pela Rede para o alinhamento técnico-político estratégico, com a entrega do relatório de monitoramento e avaliação da articulação, destacando os serviços em andamento nos dois municípios.
 
Além disso, o grupo gestor solicitou apoio da atual e do futuro prefeito de Várzea Grande no fortalecimento ao Núcleo de Atendimento às vítimas de violência sexual, reforçando o compromisso firmado pelas autoridades que assinaram o Termo de Cooperação Técnica.
 
A data escolhida para a reunião não foi por acaso, já que 25 de novembro é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que faz parte da programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher.
 
As mulheres em situação de violência têm sido atendidas de forma mais humanizada pelas instituições que fazem parte da Rede, enquanto os acusados têm frequentado o Grupo Reflexivo para Homens.
 
Patrulha Maria da Penha – Também nesta quarta-feira (25), às 8h, na sede do Comando Geral da PM, a Defensoria Pública de Mato Grosso, em parceria com a Polícia Militar e o Mutirão de Medidas Protetivas Urgentes do Tribunal de Justiça, participou do lançamento da Operação Patrulha Maria da Penha em todo o estado.
 
A ação visa combater crimes de violência contra a mulher. Para reforçar as operações contra esse tipo de crime, a PM atuará de forma integrada junto aos órgãos de Justiça, inclusive com equipes de policiais militares para ampliar o atendimento local às vítimas.
 
“A Patrulha Maria da Penha é parceira da Rede de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar de VG e Livramento. Portanto, toda e qualquer ação realizada por uma das entidades que compõem a Rede é abraçada pelas demais sempre visando o combate à violência contra a mulher”, afirmou Tânia.
 
A PM informou que serão destinações duas guarnições de policiais nas comarcas do interior. Já em Cuiabá e Várzea Grande, 16 equipes de PMs darão apoio às ações do Mutirão de Medidas Protetivas Urgentes.
 
A Operação Patrulha Maria da Penha seguirá funcionando até às 20h nas cidades onde ela já foi instalada: Cuiabá e Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento, Rondonópolis, Barra do Garças e Pontal do Araguaia, Sinop, Sorriso, Cáceres, Tangará da Serra, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Comodoro e Querência.
 
Integrantes – Fazem parte da Rede: Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica de Mato Grosso, Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Várzea Grande, Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), Defensoria Pública de Mato Grosso, LÍRIOS, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Várzea Grande, Prefeitura de Várzea Grande e de Nossa Senhora do Livramento, Secretaria de Segurança Pública do Estado (Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil) e Tribunal de Justiça.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)