Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
05/11/2020

Práticas das Defensorias Públicas de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul são finalistas na 16ª edição do Prêmio Innovare

Fonte: ANADEP
Estado: DF
A Comissão Julgadora do 17º Prêmio Innovare escolheu as 12 práticas finalistas. Ao todo, 646 práticas foram inscritas nessa edição, que tem como tema destaque “Defesa da Liberdade”. A  Defensoria Pública inscreveu 44 trabalhos e suas finalistas foram “Defesa das garantias pré-processuais dos detidos em flagrante no âmbito da Delegacia de Polícia” (DPE-RS) e” Reparação dos danos individuais decorrentes do rompimento da barragem I da Mina do Córrego do Feijão em Brumadinho” (DPE-MG). O resultado será divulgado na cerimônia de premiação, no dia 1 de dezembro.
 
“Defesa das garantias pré-processuais dos detidos em flagrante no âmbito da Delegacia de Polícia” tem como autores as defensoras e defensores do Rio Grande do Sul  Alessandra Quines Cruz, Felipe Kirchner, Igor Menini da Silva e Sabrina Hofmeister Nassif. A prática disponibiliza uma equipe de defensores para atendimento, em regime de plantão, dos presos em flagrante em três delegacias de Porto Alegre, com dedicação exclusiva, para preservação das garantias pré-processuais dos detidos. Os defensores acompanham todo o processo, observando os autos de prisão em flagrante, as entrevistas reservadas com os detidos, interlocução com familiares e autoridades policiais, e identificando prisões desnecessárias e abusivas.
 
Já a iniciativa da DPE-MG “Reparação dos danos individuais decorrentes do rompimento da barragem I da Mina do Córrego do Feijão em Brumadinho” é um trabalho desenvolvido pelas defensoras e defensores : Antônio Lopes, Felipe Soledade, Paula de Deus, Raquel Gomes, Rodrigo Zouain, Sara Cordeiro, Richarles Caetano, Carolina Morishita, Marina Lage, Henrique Vilaça, Gério Patrocínio e Aylton Rodrigues. O objetivo do trabalho é de viabilizar as indenizações decorrentes do rompimento da barragem I da Mina do Córrego do Feijão. A Defensoria Pública buscou um método alternativo para a reparação dos direitos individuais homogêneos violados pelo ato ilícito da sociedade empresária Vale S.A.
 
O presidente da ANADEP, Pedro Paulo Coelho, ressalta que, em 2020, a participação da Defensoria Pública no prêmio innovare foi muito especial, com inscrições de muitos trabalhos. Segundo ele, o Innovare é uma forma de apresentar a Instituição. “Este é mais que um prêmio, mas um meio para mostrarmos o trabalho diferenciado da Defensoria Pública. É também uma forma de ajudar o crescimento defensorial”, pontuou. 
 
Para conhecer os demais finalistas, acesse: https://www.premioinnovare.com.br
 
ANADEP INOVA
 
 A iniciativa visa a reconhecer e disseminar práticas exitosas da categoria para todas as Defensorias Públicas Estaduais do país. As práticas que foram inscritas no Prêmio Innovare terão premiação pela Associação Nacional.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)