Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
22/10/2020

Defensoria de Minas inicia capacitação de universitários residentes em comunidades por meio do projeto “Dois contra o mundo”

Fonte: Ascom/DPE-MG
Estado: MG
 
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio de sua Escola Superior (Esdep) e da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC), inicia, no próximo sábado (24/10), capacitações voltadas para estudantes de Direito cadastrados no projeto “Dois contra o mundo”.
 
O treinamento é uma das fases de execução do projeto, iniciativa de seis comunidades de Belo Horizonte (Alto Vera Cruz, Pedreira Prado Lopes, Morro das Pedras, Morro do Papagaio, Sumaré e Conjunto Santa Maria) em conjunto com a DPMG. O objetivo é levar a Defensoria Pública para o dia a dia da comunidade.
 
O “Dois contra o mundo” tem sido construído em conjunto com a Defensoria mineira e representantes das comunidades desde o primeiro semestre deste ano, quando foram iniciadas as tratativas e o alinhamento do projeto, em reuniões que contaram com a participação do defensor público-geral do Estado, Gério Patrocínio Soares, assessores da Defensoria-Geral, defensores públicos e representantes das localidades.
 
O objetivo da capacitação é proporcionar aos estudantes de Direito e de Assistência Social residentes nas comunidades um envolvimento maior com a Defensoria Pública de Minas, instituição com grande representatividade dentro das comunidades, contribuindo para um maior conhecimento na área jurídica, com a promoção da inclusão social da população.
 
Estão previstos inicialmente dois ciclos do treinamento, que serão ministrados pelos defensores públicos Bruno Barcala, Daniel Firmato, Roberta de Mesquita Ribeiro, Maria Cecília Pinto e Oliveira, Thiago Dutra Vaz de Souza, Diego Escobar Francisquini, Rafael Boechat e Fábio Eugênio Vieira.
 
Nestas primeiras capacitações serão abordados temas relevantes de direito penal, direito de família, direito à saúde, direito do consumidor, violência doméstica e direito de vizinhança.
 
O primeiro encontro será no dia 24 de outubro, com enfoque em áreas vinculadas ao Direito Civil. O segundo, no dia 7 de novembro, abordará matérias do Direito Penal.
 
As capacitações acontecem de 8h30 às 12h30 no Auditório da sede I da DPMG em Belo Horizonte e serão transmitidas pelo canal da Defensoria de Minas no Youtube (youtube/c/defensoriamineira). O evento foi formatado para respeitar as medidas de distanciamento social e de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)