Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
29/09/2020

ANADEP é habilitada no Comitê de monitoramento de políticas públicas para população em situação de rua

Fonte: ANADEP
Estado: TO
Nesta terça-feira (29), a ANADEP participou da Assembleia Nacional para a eleição de entidades da sociedade civil, movimentos sociais e Instituições de Ensino Superior (IES) que integrarão o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua (CIAMP-Rua), no biênio 2020-2022. 
 
Na ocasião, a ANADEP foi habilitada ao voto para a formação do novo Comitê. Foram eleitos: Fórum Nacional da Pop Rua, Associação Pastoral Nacional do Povo de Rua, Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), Movimento Nacional dos Meninos e Meninas em Situação de Rua (MNMMR) e a Associação Nacional Criança não é de Rua. 
 
A população em situação de rua cresceu 140%, a partir de 2012, chegando a quase 222 mil brasileiros em março deste ano. O estudo “Estimativa da População em Situação de Rua no Brasil” utilizou dados de 2019 do censo anual do Sistema Único de Assistência Social (Censo Suas), que conta com informações das secretarias municipais e do Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. A análise constatou que a maioria dos moradores de rua (81,5%) está em municípios com mais de 100 mil habitantes, principalmente das regiões Sudeste (56,2%), Nordeste (17,2%) e Sul (15,1%).
 
Na reunião virtual representaram a ANADEP, a vice-presidente da entidade, Rivana Ricarte; e a coordenadora da Comissão de População em Situação de Rua, Rosana Monteiro.
 
Sobre o comitê: O CIAMP foi instalado a partir da publicação do Decreto 7053/2009, com a função de avaliar e monitorar as políticas públicas voltadas para a população em situação de rua, a fim de garantir a promoção e proteção dos direitos humanos, assim como exercer a orientação normativa e consultiva sobre direitos humanos das pessoas em situação de rua no Brasil.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)