Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
11/09/2020

II Jornada de Capacitação da ENADEP: terceira aula do curso aborda experiências com o programa Moradia Primeiro

Fonte: ANADEP
Estado: DF
Nesta sexta-feira (11), foi promovida a II Jornada de Capacitação da ENADEP com o tema "Moradia Primeiro e a atuação defensorial estratégica". A terceira aula da atividade foi “Housing first: uma introdução, modelos, experiências nacionais” e “Relato de uma pessoa que acessou a moradia primeiro”. Os facilitadores da aula foram Tomás Melo, Coordenador do Programa Moradia Primeiro, em Curitiba; e Viviani Prado, militante do MNPR-PR. A mediadora foi a defensora do Pará Anelyse Freitas. A iniciativa faz parte da Jornada de Capacitação da ENADEP, que tem como objetivo trazer atividades voltadas para o aperfeiçoamento, capacitação e qualificação das defensoras e defensores públicos. 
 
 
 
Os temas: Por que precisamos falar de acesso imediato à moradia para a pop rua? Os desafios para efetivação do direito à moradia para a população em situação de rua; Críticas do direito à moradia e das políticas habitacionais tradicionais: entraves no acesso à moradia pela população de rua – contextualizando o housing first: breve leitura de avanços e possíveis críticas; Housing first: uma introdução, modelos, experiências nacionais e Relato de uma pessoa que acessou a moradia primeiro já foram abordados.  As próximas aulas serão sobre A experiência de Portugal e O CIAMP-Rua e a nova metodologia do housing first para abordar a situação de rua: instrumentais técnicos. Construção de estratégias para a incidência do modelo nacional e regional e levantamento de propostas para a construção de um Projeto de Lei.
 
A finalidade do evento é proporcionar a capacitação para atuar na articulação do programa moradia primeiro, inserindo a moradia como eixo central da política pública para população em situação de rua. Nessa perspectiva, serão apresentadas questões práticas e teóricas para pensar na Defensoria Pública como instituição articuladora do programa Moradia Primeiro.
 
O curso é uma realização da ANADEP e ENADEP  e conta com o apoio do Condege, DPU e ANADEF.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)