A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) inaugurou, na manhã desta quarta-feira (02/09), as novas instalações da Unidade Inhumas, no município da região metropolitana da capital. O imóvel foi construído para proporcionar uma estrutura de qualidade para a prestação de serviços à população assistida e aos membros, servidores, estagiários, colaboradores terceirizados e voluntários da instituição, que até então atuavam nas instalações da DPE-GO, cedidas pelo Fórum de Inhumas, localizado em frente ao novo prédio. A obra garantiu a expansão do espaço físico da unidade, cuja área passou de 22,82 m² para 237,87 m², e possibilitará que a promoção da assistência integral e gratuita, de forma judicial e extrajudicial, também seja ampliada.
O descerramento da placa, que marcou a entrega das instalações, ocorreu durante cerimônia realizada com a participação física e virtual de convidados. Em razão da pandemia da Covid-19, foram adotados protocolos para a prevenção da transmissão do novo coronavírus. Assim, o número de pessoas presentes no local foi reduzido e houve transmissão em tempo real pela internet, para que mais pessoas pudessem prestigiar o evento.
Defensor público-geral do Estado, Domilson Rabelo da Silva Júnior, durante discurso na solenidade de inauguração da Unidade InhumasEm seu discurso de inauguração, o defensor público-geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior (foto à esq.), destacou a importância do trabalho conjunto realizado para que o planejamento fosse concretizado e agradeceu a todos aqueles que estiveram relacionados à ação. “Uma semente plantada com respeito, amor, compromisso e comprometimento gera resultados. Plantamos aqui em Inhumas uma semente que tem sido regada com o suor entregue à Defensoria Pública em todos esses anos”, disse ele.
Foto do defensor público Vilmar de Alves Brito, titular da 1ª Defensoria Pública de Inhumas, durante seu discurso na cerimônia de inauguração da Unidade InhumasDurante a cerimônia, o defensor público Vilmar de Alves Brito (foto à esq.), titular da 1ª Defensoria Pública de Inhumas, discursou representando também o titular da 2ª Defensoria Pública de Inhumas, Jordão Mansur Pinheiro, e relembrou a trajetória da instalação da DPE-GO no município, ressaltando a relevância da prestação da assistência jurídica integral gratuita e de qualidade para a população local e destacando também a importância da celeridade da Justiça. “A justiça atrasada não é justiça, senão injustiça qualificada”, frisou ele, em menção à frase ao escritor, político e jurista brasileiro Rui Barbosa.
O presidente da Associação Goiana das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado de Goiás, Allan Montoni Yoos, também realizou pronunciamento na ocasião e frisou que a criação da nova estrutura é benéfica para os assistidos. “Esta unidade não é da Defensoria, é da sociedade. Ela é da população de Inhumas, que irá receber um atendimento efetivo, de qualidade e humanizado. A humanização do atendimento é proporcionada também por meio de uma melhor estruturação e uma melhor possibilidade de recepção do público”, afirmou.
Foto em que as autoridades presentes em solenidade de inauguração se enfileiram em frente ao novo prédio da Unidade Inhumas da Defensoria Pública de GoiásAlém das referidas autoridades, também estiveram presentes fisicamente na solenidade o corregedor-geral do Estado, Henrique Ziller; o corregedor-geral da DPE-GO, Luiz Henrique Silva Almeida; o coordenador do Ministério Público do Estado de Goiás na Comarca de Inhumas, Mário Henrique Caixeta; o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Inhumas, Jefferson de Paula Coutinho; a secretária de Saúde de Inhumas, Patrícia Palmeira de Brito Fleury; e o diretor-geral de Administração e Planejamento da DPE-GO, Marcelo Graciano Soares.
Imagem de reprodução da transmissão virtual da cerimônia de inauguração da Unidade InhumasDe forma virtual, estiveram presentes o primeiro subdefensor público-geral do Estado, Tiago Gregório Fernandes; a segunda subdefensora pública-geral do Estado, Débora Vidal; a coordenadora do Núcleo Regional das Defensorias Públicas de Inhumas e Trindade, Giovana Figueiredo Leite; o comandante do 40º Batalhão da Polícia Militar de Goiás, major Lívio Adriano de Oliveira; a deputada estadual Lêda Borges e seu chefe de gabinete Matheus Vasconcelos; a ex-coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Juliana Balestra; a presidente do Conselho do Idoso de Inhumas, Carmencita Balestra; o presidente do Conselho Tutelar de Inhumas, Diogo Flores; e o diretor do Instituto Federal de Goiás (IFG) em Inhumas, professor doutor Luciano dos Santos.