Começou nesta sexta-feira (28), via zoom, o curso "Moradia Primeiro (Housin First) e a atuação defensorial estratégica". A iniciativa faz parte da Jornada de Capacitação da ENADEP, que tem como objetivo trazer atividades voltadas para o aperfeiçoamento, capacitação e qualificação das defensoras e defensores públicos. A aula inaugural teve como tema “Por que precisamos falar de acesso imediato à moradia para a pop rua? Os desafios para efetivação do direito à moradia para a população em situação de rua.” O facilitador foi Luiz Kohara e o mediador Anderson Lopes.
O presidente e a vice-presidente da ANADEP, Pedro Paulo Coelho e Rivana Ricarte, também deram boas-vindas aos 178 inscritos nas aulas.
A coordenadora da Comissão dos Direitos das Pessoas em Situação de Rua, Rosana Monteiro, falou da importância de debater esse tema na atual conjuntura política e econômica do país. “A comissão acredita na centralidade da política habitacional à população em situação de rua como instrumento de acesso aos demais direitos a esse público, sendo está também uma importante bandeira de luta do Movimento Nacional de População em Situação de Rua. Nesse sentido o curso "moradia primeiro (housing first) e a atuação defensorial estrategica" ganha especial importância, pois visa instrumentalizar e capacitar as defensoras e defensores públicos para atuar de forma estratégica na articulação de ações visando a disseminação e concretização da política habitacional de moradia primeiro (housing first).”, disse.

Sobre o curso: O corpo docente é formado por facilitadores e mediadores da sociedade civil e por defensoras e defensores públicos com conhecimento na área: Anderson Lopes Miranda (MNPR-BA), Anelyse Santos de Freitas (DPE-PA), Antonio Vitor Barbosa de Almeida (DPE-PR), Carlos Ricardo (MMFDH), Francisco das Chagas Santos do Nascimento (MMFDH), Gabriela Andrade (DPE-AM), José Henrique Pinheiro Ornelas (ISPA-Portugal), José Henrique Bezerra Fonseca (DPU), Luiz Kohara (Centro Gaspar Garcia DH), Rafael Lessa Vieira de Sá Menezes (DPE-SP), Rosana Esteves Monteiro (DPE-MT), Samuel Rodrigues (MNPR-MG), Tomás Melo (INRua), Viviani do Prado (MNPR-PR).
A finalidade do evento é proporcionar a capacitação para atuar na articulação do programa moradia primeiro, inserindo a moradia como eixo central da política pública para população em situação de rua. Nessa perspectiva, serão apresentadas questões práticas e teóricas para pensar na Defensoria Pública como instituição articuladora do programa Moradia Primeiro.
O curso é uma realização da ANADEP e ENADEP e conta com o apoio do Condege, DPU e ANADEF.