Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
A ANADEP também está na Campanha Outubro Rosa pelo combate ao câncer de mama
13/08/2020

Jornada da ENADEP: curso "A Defensoria Pública no Tribunal do Júri" inicia com participação massiva de defensoras e defensores públicos

Fonte: ANADEP
Estado: DF
Começou nessa quarta-feira (12/8), via zoom, o curso "A Defensoria Pública no Tribunal do Júri". A iniciativa faz parte da Jornada de Capacitação da ENADEP, que tem como objetivo trazer atividades voltadas para o aperfeiçoamento, capacitação e qualificação das defensoras e defensores públicos. A aula inaugural foi com a defensora pública do Rio de Janeiro Renata Tavares, que falou sobre "Defesa Diligente e eficaz no Tribunal do Júri". O presidente e a vice-presidente da ANADEP, Pedro Paulo Coelho e Rivana Ricarte, também deram boas-vindas aos 150 participantes inscritos nas aulas. 
 
Segundo eles, a ANADEP e a ENADEP querem abrir, cada vez mais, este espaço para a troca de experiências teóricas e práticas da atividade defensorial. 
 
Sobre o curso: O corpo docente do curso é formado por defensoras e defensores públicos de todas as regiões: Ana Carolina Ivo Khouri (DPE-PE), Carla Carol (DPE-SE), Daniel Diamantaras (DPE-RJ), Dayan Albuquerque (DPE-RO), Flávio Lélles (DPE-MG), Glauce Maués (DPE-RJ), Juliano Leonel (DPE-PI), Mayara Tachy (DPDF), Lara Fernandes (DPE-CE), Renata Tavares (DPE-RJ) e Wisley Rodrigo Santos (DPE-PR). 
 
Durante as aulas, os participantes serão apresentados a casos reais e simulações. Haverá ainda estudo prático do diploma processual penal e leis extravagantes correlatas, isto é, a legislação não codificada no aspecto processual e procedimental de aplicação no Júri; e a análise sistemática e contextual dos temas afetos à disciplina processual penal, com indicação da sua correta interpretação em harmonia com o sistema constitucional vigente. 
 
Os participantes vão abordar temáticas, como defesa diligente e eficaz no Tribunal do Júri; local de homicídio; teoria dos Jogos; exame e contra-exame de testemunhas em plenário; direito ao confronto no procedimentos do Júri; prova testemunhal. abordagem interdisciplinar; a decisão judicial ao final do sumário da culpa e o famigerado in dubio pro societate; soberania dos veredictos e decisão manifestamente contrária à prova dos autos; saúde Mental e Tribunal do Júri; a desconstrução do discurso racista como técnica de litigância estratégica; e recurso no Processo de Júri. 
 
Na próxima quarta-feira, a aula é com Dayan Albuquerque, que falará sobre Local de Homicídio. 
 
Ao final do curso, haverá certificado para quem cumprir 75% da carga horária da atividade.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
 
 
Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil
Novas 100 regras de Brasília
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)