Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
06/08/2020

IDDD promove live para discutir efetividade da justiça virtual

Fonte: ASCOM ANADEP
Estado: DF
 
A vice-presidente da ANADEP, Rivana Ricarte, participou, na noite dessa quinta-feira (6/8), de live promovida pelo Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) ao lado do juiz e professor, André Nicolitt, e do presidente do IDDD, Hugo Leonardo. O bate-papo foi uma alusão aos 20 anos do IDDD.
 
A live teve como tema central a indagação: "Existe Justiça Virtual?". Assim, os participantes falaram sobre o trabalho do sistema de justiça no âmbito da pandemia da COVID-19, as desigualdades no acesso à internet e o advento da tecnologia na área. 
 
Rivana Ricarte ressaltou o trabalho das defensoras e defensores públicos e da ANADEP em relação à matéria. A entidade preocupou-se em contactar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre as pautas relacionadas ao sistema prisional visando proteger os direitos das pessoas presas e dos adolescentes em conflito com a lei e foi admitida como terceira interessada para discussão acerca da realização de júris virtuais.  Em abril, a ANADEP emitiu também nota pública endossando recomendação nº 62 a tribunais e magistrados para adoção de medidas preventivas à propagação do novo coronavírus no sistema de justiça penal e socioeducativo.
 
Para a defensora, há mais desvantagens que vantagens sobre a justiça virtual e ressaltou que a audiência virtual é ainda mais danosa que a audiência por videoconferência. "É preciso questionar sobre a redução de custos. Redução de custos para quem? Em nosso país há um serviço ruim de internet, e a primeira coisa é perceber que essa pandemia revelou uma vulnerabilidade e exclusão digital. É preciso olhar com cautela para o uso das inovações tecnológicas para que o sistema de justiça não acabe por homologar opressões", disse. 
 
Confira a live na íntegra:

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)