Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
06/08/2020

ES: Defensoria participa de debate sobre educação inclusiva em Fórum Permanente da UFES

Fonte: ASCOM/DPE-ES
Estado: ES
A Defensoria Pública Estadual (DPES) participou, na última quarta-feira (29), do debate sobre o cenário nacional da educação especial promovido pelo Fórum Permanente de Educação Inclusiva, vinculado à Universidade Federal do Espírito Santo.
 
A reunião contou com a participação das defensoras públicas Adriana Peres, Camila Dória e do defensor público Hugo Fernandes, integrantes do Núcleo de Infância e Juventude da DPES, e das Representantes do Fórum, Sônia Alvarenga Vieira, Cinthya Mascena, Sônia Lopes e Sumika Freitas.
 
Entre as principais discussões do evento estavam as demandas e desafios para pais, alunos, professores e servidores – especialmente aqueles em situação de designação temporária – que se intensificaram com a pandemia do novo coronavírus.
 
Ao longo da reunião também foram debatidas questões como o retorno presencial das atividades escolares, a importância da atuação da área da Educação em conjunto com as demais Secretarias e a inadmissibilidade de retrocessos em relação aos poucos avanços alcançados na educação inclusiva até o momento.
 
Atuação da DPES
 
O trabalho da Defensoria Pública Estadual na promoção e tutela de direitos fundamentais de crianças e adolescentes com deficiência física ou mental foi destaque no evento. Segundo a DPES, essa atuação poderia ocorrer também no âmbito de discussões legislativas envolvendo a educação.
 
A falta de acessibilidade nas escolas e a ausência de profissionais capacitados para trabalhar com crianças especiais são algumas das principais razões pela qual a Instituição é procurada por familiares de crianças nestas condições.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)