Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
05/08/2020

SP: Defensoria Pública ajuíza ação para implantação de serviços voltados à população em situação de rua

Fonte: ASCOM/DPE-SP
Estado: SP
A Defensoria Pública de SP na cidade de São Sebastião ajuizou na última sexta-feira (31/7) uma ação civil pública que tem como objetivo a implementação de diversas políticas públicas relacionadas ao atendimento especializado a pessoas em situação de rua. A ação foi proposta em face do Município de São Sebastião e do Governo do Estado.
 
Segundo consta na ação, há cerca de 50 pessoas em situação de rua na cidade de São Sebastião - que, no entanto, não dispõe de equipamentos públicos destinados a essa população, como abrigos institucionais ou casa de passagem. Além disso, não há assistentes sociais ou orientadores sociais para o atendimento especializado de abordagem social, bem como faltam programas voltados à alimentação, higienização diária e repouso noturno.
 
A Defensoria Pública aponta, ainda, que o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), desde o início da quarentena – em meados de março de 2020 –, suspendeu a disponibilização do local que vinha sendo destinado a higienização destas pessoas. Assim, durante este período, pessoas em situação de rua se viram obrigadas a se higienizar em fontes ou chuveiros públicos nas praias, em total desrespeito à dignidade humana. Embora o serviço tenha sido retomado em meados de julho, há restrições de apenas dois banhos semanais por pessoa, além de não haver separação entre banheiros masculinos ou femininos.
 
“A grande maioria desta população tem família e profissão, mas por razões de diversas ordens, em algum momento da vida, tem a estrutura psicológica abalada, acabando por sujeitar-se às mazelas das ruas. A intervenção estatal, neste momento, portanto, é de suma importância, especialmente para promover e incentivar a busca pela valorização da pessoa, estimulando a retomada do exercício da cidadania em sua plenitude, através da aproximação familiar, incentivo e fomento ao mercado de trabalho, a busca de tratamento contra os vícios das drogas e do álcool, dentre outras medidas”, apontam os/as Defensores responsáveis pela ação.
 
Na ação, a Defensoria também aponta que, não fosse a ação das igrejas locais – que, sem contrapartida do Município, fornecem alimentos a essa população durante a pandemia -, as pessoas em situação de rua “estariam totalmente relegadas ao esquecimento”. Além da alimentação, a questão da maior exposição dessas pessoas ao risco de contaminação pelo coronavírus também foi apontada na ação da Defensoria.
 
Em razão dos problemas encontrados, a Defensoria Pública de SP pede que sejam realizados testes de detecção do coronavírus na população em situação de rua, bem como que sejam distribuídos sabonete líquido, álcool em gel e máscaras de proteção facial a essas pessoas. Pedem, ainda, que a o Município e o Governo do Estado forneçam abrigo a elas, em hotéis da cidade, até que sejam implementados o Abrigo Institucional e a Casa de Passagem no município.
 
A ação foi proposta pelos/as Defensores Públicos Filovalter Moreira dos Santos Jr, Camila Galvão Tourinho, Alessandra Pinho da Silva e Patrícia Liz de Oliveira. Também colaborou com a ação o Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria de SP.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)