Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
20/07/2020

MA: Inscrições abertas para Congresso on-line voltado ao protagonista de mulheres negras apoiado pela DPE

Fonte: ASCOM/DPE-MA
Estado: MA
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) é uma das instituições que apoia a realização do Congresso “Mulheres Negras: entre dororidade e multipotencialidade”. O evento acontece nos dias 24 e 25 deste mês e conta uma programação vasta, com diversos painéis de discussões e atrações musicais.
 
O congresso é realizado no mês da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, importante para lembrar que a luta pelo fim do racismo e discriminação de gênero não pode parar. Essa é uma realização da Abayomi Juristas Negras e a Comissão de Igualdade Racial da OAB/PE, em parceria com a Uninabuco-Recife e o Governo do Estado de Pernambuco.
 
Composto por painéis de discussões e atrações musicais, o evento já conta com a presença de nomes inspiradores como o da escritora Vilma Piedade (RJ) - autora do livro Dororidade -, da juíza criminal Karen Luise (RS) e da promotora de Justiça Lívia Sant'Anna Vaz (BA), entre outras mulheres de relevância nas carreiras jurídica e na produção de saberes.
 
O evento será online e transmitido pelo canal da Uninabuco. Haverá intérpretes de libras para que a população surda também possa ter acesso à programação. Os interessados devem fazer suas inscrições pela Internet, em: http://abre.ai/julhodaspretas2020.
 
Conforme censo divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça, apenas 15,6% dos magistrados(as) se autodeclaram como pessoas negras. Interseccionando entre gênero e raça, pode-se observar que apenas 553 dos 10.782 cargos de juiz(a) no Brasil são ocupados por mulheres negras. E ainda, ao verificar todos os cargos de poder no Sistema de Justiça (procuradoras federais, da Fazenda Nacional e do Trabalho, Juízas Federais, Estaduais e do Trabalho, e Advogadas da União) foi possível identificar que menos de 5% das vagas são ocupadas por mulheres negras. 
 
 
Serviço
 
Quando?
 
Dia 24/07, das 19h às 21h30
 
Dia 25/07, das 9h às 12h
 
Inscrições: http://abre.ai/julhodaspretas2020
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)