Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
29/06/2020

CORONAVÍRUS: Secretaria informa à Defensoria sobre medidas para redução de contágio da Covid-19 em instituições para idosos de Salvador

Fonte: ASCOM/DPE-BA
Estado: BA
Em resposta à solicitação da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza – Sempre prestou informações sobre as medidas que vem adotando para prevenção e redução da transmissão da Covid-19 em unidades de acolhimento institucional para pessoas idosas, governamentais ou não, pela administração da capital baiana.
 
De acordo com a Sempre, está sendo realizado um monitoramento de 48 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), por equipes técnicas de psicólogos e assistentes sociais, com supervisão dos casos suspeitos realizadas semanalmente. Segundo a Sempre os testes para casos suspeitos da doença, sejam em residentes ou funcionários das instituições, são feitos em alinhamento com a Secretaria de Saúde que decide pelo cronograma e tipo de exame a ser realizado nas ocorrências de suspeitas identificadas.
 
No que se refere à redução de pessoas acolhidas nas mesmas unidades de acolhimento, a Sempre comunicou à Defensoria que vem orientando às unidades monitoradas para que suspendam as visitas e eventos que gerem aglomerações. Em contrapartida a isto, no entanto, tem estimulado que os gestores das ILPIs encontrem meios alternativos para manter os vínculos afetivos familiares e comunitários, a exemplo de rodas de conversa e uso de tecnologias de informação e comunicação.
 
A Sempre também informou que onde as unidades de acolhimento não conseguem disponibilizar espaços adequados para manter a separação entre identificados assintomáticos ou sem necessidade de cuidados hospitalares, e/ou não dispõe de equipes exclusivas para cuidado dos acolhidos, os idosos são transferidos e encaminhados para os Abrigos de Campanha do Estado onde podem seguir recebendo tanto cuidados assistenciais como de saúde.
 
A Secretaria pontuou também que uma unidade de acolhimento foi montada no bairro de Amaralina para prestar assistência a idosos em situação de rua e está abrigando um público de 24 pessoas. O ofício com pedidos de esclarecimento foi encaminhado pela defensora pública e coordenadora da Especializada de Proteção aos Direitos da Pessoa Idosa, Laise de Carvalho Leite.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)