Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
04/06/2020

ANADEP apoia nota técnica contra retrocessos no apoio a presos com transtornos mentais

Fonte: ANADEP
Estado: DF
O Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (CONDEGE) emitiu, nesta quinta-feira (4/6), nota técnica acerca da revogação de portarias pelo Ministério da Saúde que dispõem sobre o serviço criado no Sistema Único de Saúde (SUS) para acompanhar presos com transtornos mentais. A portaria foi assinada em 18 de maio, que é exatamente o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.  
 
Conforme a nota técnica, a revogação viola os direitos humanos das pessoas com deficiência psicossocial, manicomializadas em hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico (HCTP) ou alas psiquiátricas de unidades penitenciárias comuns. Ao todo são 4109 pessoas na modalidade de internação e 250 na modalidade de tratamento ambulatorial. 
 
No documento, o Colegiado defende que a sentença penal da pessoa com transtorno mental em conflito com a lei seja executada em consonância com a reforma psiquiátrica, que propõe um esvaziamento de manicômios, evitando, por exemplo, detenções ilegais de pessoas com transtornos mentais. 
 
O Colegiado ressalta também a importância das equipes de Avaliação e Acompanhamento das Medidas Terapêuticas Aplicáveis à Pessoa com Transtorno Mental em Conflito com a Lei (EAP), que são formadas por psiquiatras, psicólogos e outros profissionais de saúde. As EAPs visam à saúde e a integração social dos custodiados. 
 
A ANADEP é uma das entidades que subscrevem o documento.
 
Clique aqui e leia a nota na íntegra.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)