Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
28/05/2020

CORONAVÍRUS: DPE/SC recomenda que prefeitura de Joinville obrigue uso de máscaras

Fonte: ASCOM/DPE-SC
Estado: SC
Neste fim de semana, a Defensoria Pública de Santa Catarina (DPE-SC) encaminhou uma recomendação à prefeitura de Joinville, para que obrigue a população a usar máscaras de proteção em ambientes públicos. A regra valeria tanto para ambientes abertos, como ruas, praças e calçadas, quanto para locais fechados, como estabelecimentos comerciais e escritórios. O município tem cinco dias para se posicionar sobre o assunto.
 
No mesmo documento, o defensor público Djoni Luiz Gilgen Benedeti recomenda que, para garantir o uso do equipamento de proteção, a prefeitura promova, ainda, a fiscalização contínua, especialmente em vias e locais de grande e notória circulação de pessoas.
 
Ele explica que o uso já é obrigatório em para acessar o comércio, táxis e no ambiente de trabalho, mas que o que se percebe, na prática, é que muitas pessoas retiram a máscara ao deixarem estes locais. “Mesmo onde a circulação de pessoas é alta, como em vias do Centro e no Mirante, onde fica quase impossível manter o distanciamento mínimo recomendado de 1,5 metro, é comum ver pedestres sem máscara. Inclusive, armazenando o material sem os cuidados necessários para a evitar autocontaminação”, explica o defensor público.
 
A recomendação foi fundamentada em informações repassadas pelo próprio município (a pedido da Defensoria) e em estudos científicos. As pesquisas demonstram a efetividade das máscaras como barreira física para dificultar a disseminação do vírus, principalmente por parte de pessoas que possam ser portadoras, mas que não apresentam sintomas da doença.
 
“É papel da Defensoria zelar pela tutela de direitos coletivos, como a saúde pública, principalmente em um momento delicado como este de pandemia mundial”, destaca o defensor público-geral, João Joffily Coutinho.
 
Se a recomendação não for acatada, a Defensoria Pública pode ingressar com uma ação judicial.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)