Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
21/05/2020

CORONAVÍRUS: Defensoria ingressa com Habeas Corpus contra internação de adolescentes do interior e transferência para Manaus durante a pandemia

Fonte: ASCOM/DPE-AM
Estado: AM
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) no Polo do Madeira, com sede em Humaitá, ingressou com pedidos de Habeas Corpus (HC) contra a internação e transferência de dois adolescentes de Manicoré para Manaus durante o período de pandemia de Covid-19. Os pedidos foram protocolados nesta terça e quarta-feira, 19 e 20, levando em conta que o Juizado da Infância e Juventude Infracional atendeu a um pedido da própria Defensoria e decretou no dia 8 de abril deste ano a suspensão de mandados de busca e apreensão em aberto contra adolescentes. Manicoré é um dos municípios alcançados pelo polo.
 
A decisão da Justiça em Manaus levou em conta a situação emergencial de saúde e o grande risco de contágio dentro de centros socioeducativos, que no momento se concentram na capital.
 
Nos pedidos de HC, assinados pela defensora pública Gabriela Andrade, que coordena o Polo do Madeira, a Defensoria requer a concessão da liminar para determinar a expedição do alvará de soltura, suspendendo o mandado de apreensão, além da concessão da ordem de Habeas Corpus, para reconhecer o direito de aguardar em liberdade o trâmite do processo, com a confirmação de liminar.
 
A Defensoria requer ainda a substituição da internação pelas medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com acompanhamento dos adolescentes pelo Conselho Tutelar, tendo em vista, ainda, o caráter humanitário que deve ser dado ao pedido, diante do alastramento da Covid-19.
 
Os pedidos de HC apresentam pontos semelhantes em relação à liberdade e à internação, mas também abordam questões específicas inerentes aos atos infracionais supostamente cometidos em cada caso. Segundo a defensora, a decisão também viola diversos dispositivos legais.
 
“Estamos levando em conta a desproporcionalidade de mandar um adolescente de Manicoré para Manaus no meio de uma pandemia, ainda mais por delitos sem violência ou grave ameaça”, avalia a defensora Gabriela Andrade.
 
A Defensoria pontua ainda fragilidades do sistema socioeducativo do Amazonas apontadas em ofício do Núcleo de Infância e Juventude da DPE-AM enviado ao Governo do Estado do Amazonas, por meio da defensora Juliana Lopes, onde se registra que nos últimos dias ficou evidente a gravidade da situação em que num contexto de 71 adolescentes internados, apenas 36 foram testados e, destes, 33 estão contaminados com Covid-19. Segundo o ofício, os dados demonstram que não foram tomadas providências efetivas para evitar a propagação do vírus dentro do sistema socioeducativo.
 
A defensora Gabriela Andrade também chama atenção para a avaliação de que a decisão de que haja internação imediata de adolescentes é mais gravosa do que no caso dos adultos, em que há o direito a recorrer em liberdade em regra.
 
“O sistema socioeducativo é muitas vezes ignorado nas discussões sobre privação de liberdade, quando deveria haver uma proteção ainda maior em relação aos adolescentes, sobretudo considerando o caos pandemiológico em que nos encontramos. Corriqueiramente há decretação de internação para adolescentes em situações que, em casos semelhantes, jamais haveria privação de liberdade para um adulto”, concluiu.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)