Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
14/04/2020

Plenário da Câmara aprova ajuda a estados e municípios

Fonte: ASCOM ANADEP *Com informações da Agência Câmara e da Agência Brasil
Estado: DF
 
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (13/4), por 431 votos a 70, o PLP 149/19, substitutivo do deputado Pedro Paulo (DEM-RJ) ao projeto conhecido como Plano Mansueto. A proposta prevê ajuda financeira da União a estados, Distrito Federal e municípios para o enfrentamento à pandemia de covid-19. Entre as iniciativas previstas estão a compensação da queda de arrecadação do Imposto de Circulação, Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre Serviços (ISS) de 2020 em relação ao ano passado.
 
Nas últimas semanas, o trabalho legislativo da ANADEP focou no PLP 149, que inicialmente restringia severamente o gasto com pessoal,
incluindo despesas com inativos e terceirizados, bem como a proibição de reajustes a servidores como contrapartida dos Estados.
 
Por isso, a entidade articulou com diversos parlamentares a proposição de emendas supressivas para assegurar os direitos das defensoras e defensores públicos. Entre os pontos defendidos pela Associação, que foram acatados e retirados do relatório, estão: inclusão dos terceirizados no limite de gasto com pessoal; inclusão dos inativos no limite de gasto com pessoal; proibição de qualquer reajuste; proibição de gratificação que não esteja prevista na União; e retorno do superávit para o caixa do Poder ou ente autônomo.
 
Durante a votação, foram apresentados três destaques, mas nenhum abordava a temática do servidor público.
 
O texto agora segue para o Senado.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)