Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
25/03/2020

SP: CORONAVÍRUS - Defensoria solicita providências para garantir segurança e subsistência de catadoras e catadores de material reciclável

Fonte: ASCOM/DPE-SP
Estado: SP
A Defensoria Pública de SP e a DPU (Defensoria Pública da União) formularam ofício ao Município e ao Estado de São Paulo em que recomendam ao Poder público estadual e municipal medidas urgentes para garantir a segurança e a subsistência das catadoras e catadores de material reciclável e reutilizável na Capital frente à pandemia do coronavírus.
 
O documento, assinado pela Defensora Pública Daniela Batalha Trettel, pelos Defensores Paulo Fernando Esteves de Alvarenga II, Davi Quintanilha Failde de Azevedo e Rafael Lessa de Sá Menezes, todos membros do Núcleo Especializado de Direitos Humanos, e pelo Defensor Público Federal Claudio Luiz Santos, recomenda que, se mantido o serviço essencial de coleta seletiva por intermédio das cooperativas de catadores, às catadoras e catadores contratados e conveniados sejam reforçados os cuidados indispensáveis à proteção dos catadores, tais como equipamentos de proteção individual apropriados.
 
Solicita também que, em qualquer hipótese, sendo a atividade paralisada ou não, seja assegurada remuneração de, no mínimo, um salário mínimo mensal, por catadora ou catador cooperado, com os recursos disponíveis, inclusive, oriundos da comercialização dos resíduos processados nas Centrais Mecanizadas de Triagem.
 
Em relação às trabalhadoras e trabalhadores avulsos, autônomos ou organizados em cooperativas e associações ainda não conveniadas, os Defensores recomendam a garantia de renda básica emergencial, além de acesso a equipamentos de proteção e espaços para a higienização constante.
 
No texto, os autores argumentam que são 25 as cooperativas habilitadas e que celebraram termo de colaboração com o Município de São Paulo para prestar o serviço. O Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município reconhece que outras 48 associações e cooperativas, apesar de não conveniadas, realizam a coleta seletiva. O Programa Reciclar para Capacitar, em 2019, cadastrou cerca de 2,1 mil catadores na cidade de São Paulo à espera de serem incluídos no Programa Socioambiental Cooperativa de Catadores de Material Reciclável.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)