Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
25/03/2020

DF: CORONAVÍRUS - Defensoria Pública requisita ao GDF equipe de vacinação para atendimento aos idosos institucionalizados

Fonte: ASCOM/DPE-DF
Estado: DF
 Nesta segunda-feira (23), o Núcleo de Assistência Jurídica da Saúde da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) requisitou, via ofício, aos secretários e superintendentes de Saúde do DF que disponibilizem uma equipe de saúde para atender diretamente os idosos que residem em instituições de longa permanência (ILPI). A ideia é que, durante a campanha de vacinação contra a gripe, esse segmento da população idosa seja menos exposto à visita dos agentes de saúde, evitando uma intensa circulação de pessoas nas ILPI’s em virtude de agendamentos individuais de vacinação.
 
Foram disponibilizados 128 postos de vacinação no DF e alguns funcionarão como em esquema de drive-thru, com a vacinação sendo realizada nos carros, para evitar a aglomeração de pessoas. Além disso, idosos que encontram-se acamados ou que residam em ILPI’s poderão agendar o recebimento da vacina em domicílio.
Por outro lado, o agendamento individual de vacinação pode trazer o efeito contrário, causando uma aglomeração desnecessária nas ILPI’s, onde residem pessoas idosas em extrema vulnerabilidade social, com múltiplas comorbidades e limitações cognitivas e funcionais.
 
Para o defensor público e coordenador do Núcleo da Saúde, Ramiro Nóbrega, “ainda que os idosos institucionalizados liguem para agendar um atendimento domiciliar, isso faria com que, em uma instituição com 40 ou 50 idosos, fossem 40 ou 50 agentes até lá para atender a cada chamado, enquanto poderia ser disponibilizada uma equipe para ir até a instituição e vacinar todos os idosos de uma vez”.
 
Segundo o defensor, a expectativa é que a medida seja atendida o quanto antes, tendo em vista a urgência no atendimento a essa parcela ainda mais vulnerável da população idosa.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
15 de abril de 2020
AGE
3 de junho de 2020
AGE
02 de junho de 2020
Reunião de Diretoria da ANADEP
1 de julho de 2020
AGE
5 de agosto de 2020
AGE
2 de setembro de 2020
AGE
01 de setembro de 2020
Reunião de Diretoria da ANADEP
7 de outubro de 2020
AGE
4 de novembro de 2020
AGE
09 de dezembro de 2020
Reunião de Diretoria da ANADEP
 
 
Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil
Novas 100 regras de Brasília
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)