Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
25/03/2020

DF: CORONAVÍRUS - Defensoria Pública requisita ao GDF equipe de vacinação para atendimento aos idosos institucionalizados

Fonte: ASCOM/DPE-DF
Estado: DF
 Nesta segunda-feira (23), o Núcleo de Assistência Jurídica da Saúde da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) requisitou, via ofício, aos secretários e superintendentes de Saúde do DF que disponibilizem uma equipe de saúde para atender diretamente os idosos que residem em instituições de longa permanência (ILPI). A ideia é que, durante a campanha de vacinação contra a gripe, esse segmento da população idosa seja menos exposto à visita dos agentes de saúde, evitando uma intensa circulação de pessoas nas ILPI’s em virtude de agendamentos individuais de vacinação.
 
Foram disponibilizados 128 postos de vacinação no DF e alguns funcionarão como em esquema de drive-thru, com a vacinação sendo realizada nos carros, para evitar a aglomeração de pessoas. Além disso, idosos que encontram-se acamados ou que residam em ILPI’s poderão agendar o recebimento da vacina em domicílio.
Por outro lado, o agendamento individual de vacinação pode trazer o efeito contrário, causando uma aglomeração desnecessária nas ILPI’s, onde residem pessoas idosas em extrema vulnerabilidade social, com múltiplas comorbidades e limitações cognitivas e funcionais.
 
Para o defensor público e coordenador do Núcleo da Saúde, Ramiro Nóbrega, “ainda que os idosos institucionalizados liguem para agendar um atendimento domiciliar, isso faria com que, em uma instituição com 40 ou 50 idosos, fossem 40 ou 50 agentes até lá para atender a cada chamado, enquanto poderia ser disponibilizada uma equipe para ir até a instituição e vacinar todos os idosos de uma vez”.
 
Segundo o defensor, a expectativa é que a medida seja atendida o quanto antes, tendo em vista a urgência no atendimento a essa parcela ainda mais vulnerável da população idosa.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)