A assessoria de comunicação da ANADEP e a Comissão de Igualdade Étnico-Racial reuniram-se, nessa quarta-feira (18/3), por meio do zoom, para alinhar as estratégias em torno da Campanha Nacional 2020, que terá como objetivo central fazer um chamamento da sociedade, do Estado e da imprensa para que o antirracismo seja uma luta de todas e todos. Através da educação em direitos, a Campanha provocará a conscientização sobre a necessidade de formular e efetivar políticas públicas voltadas ao combate do racismo estrutural e institucional, bem como promover o acesso à justiça com equidade racial.
Primeiramente, o grupo discutiu mudanças no planejamento da iniciativa, por causa do coronavírus. Nessa semana, o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, afirmou que o Brasil deve enfrentar o pico da pandemia entre 60 e 90 dias. A estimativa é que os números de casos sejam elevados entre os meses de abril e junho e passem a atingir a estabilidade a partir de julho. Com isso, haverá mudanças nas ações de comunicação interna e externa, a serem divulgadas posteriormente pela ANADEP.
Em seguida, foram analisadas as mudanças a serem realizadas na identidade visual da campanha.
Participaram do encontro, a vice-presidente da ANADEP, Rivana Ricarte; a coordenadora da CIER, Lívia Casseres; e os demais membros: Denize Leite (TO), Mayara Tachy (DF), Johny Fernandes Giffoni (PA), Isadora Brandão Araujo da Silva (SP), bem como a assessoria de comunicação da ANADEP, integrada por: Karyne Graziane (coordenadora), Stephanny Guilande (assessora) e René Klemm publicidade).