Nenhum evento previsto.
06/03/2020
Palestra sobre olhar de gênero na Defensoria encerrou I Encontro Regional do Centro-Oeste
Fonte: ANADEP
Estado: DF
Estado: DF
A defensora pública de Goiás Gabriela Hamdan encerrou o I Encontro Regional das Defensoras e Defensores Públicos do Centro-Oeste. O evento foi realizado no auditório do Torreão Braz Advogados, em Brasília, e teve por objetivo discutir os principais temas relacionados à atuação da categoria.
Gabriela Hamdan trouxe a discussão sobre o olhar de gênero na atuação da Defensoria Pública, apresentando a campanha "Pílulas Contra o Machismo", organizada pelo Núcleo Especial de Direito da Mulher e de Vítimas de Violência. A iniciativa foi voltada para o público interno da Instituição e, por meio de frases reflexivas, instigou os defensores públicos, servidores, estagiários e voluntários a pensar sobre os “pequenos” atos de machismo no cotidiano. Cartazes e testeiras para computador apresentam frases como “Os bilhetes escolares do meu filho são sempre endereçados a mim, nunca ao meu marido. Você também passa por isso?”, “Na minha casa a responsabilidade pelo almoço é sempre da minha mãe. E na sua casa?”, entre outros.
Ao analisar o trabalho externo da DPE-GO na defesa dos direitos das mulheres, a defensora falou sobre o trabalho no combate à violência doméstica, na execução penal e no direito de família.
O Encontro Regional do Centro-Oeste foi uma realização da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Associação dos Defensores Públicos do Distrito Federal (ADEP-DF), Associação Goiana dos Defensores Públicos (AGDP), Associação Matogrossense de Defensores Públicos (AMDEP) e da Associação das Defensoras e Defensors e Públicos do Estado do Mato Grosso do Sul (ADEP-MS) e contou com o apoio da Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ENADEP), da Escola da Defensoria Pública do Distrito Federal (EASJUR) e do clube de vantagens MarktClub.