Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
19/02/2020

MA: Justiça determina bloqueio de 48 mil reais do estado para custeio de medicamento à base de canabidiol

Fonte: ASCOM/DPE-MA
Estado: MA
A pedido da Defensoria Pública do Estado, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 48 mil das contas do Estado do Maranhão para assegurar o custeio de medicamento à base de Cannabidiol (CNB) para uma criança de Pedreiras que possui um tipo raro de Epilepsia (Síndrome de Lennox-Gastaut). A medida de bloqueio foi tomada em função de descumprimento de decisão anterior, que previa que o Estado deveria fornecer o medicamento Cannabidiol à parte autora assistida pelo núcleo regional da Defensoria em Pedreiras.
 
Conforme a decisão anterior, o Estado deveria fornecer o medicamento Cannabidiol Rsho Blue (Hempmeds) 10ML, 17,5%, que custa R$ 48.347,02 (quarenta e oito mil trezentos e quarenta e sete reais e dois centavos), em quatro ampolas mensais e 48 por ano, quantidade suficiente para atender a prescrição médica do neurologista infantil que acompanha a criança.
 
Como o Estado descumpriu esta primeira decisão para fornecer o medicamento, foi pleiteado o bloqueio da quantia equivalente, com o sequestro de verbas públicas, que deverá ser transferida diretamente para a conta bancária da empresa importadora da medicação.
 
Quando intimado para cumprimento da decisão de fornecer o Cannabidiol, o Estado do Maranhão havia alegado que o medicamento não integra o rol da RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais), bem como que não há nenhum produto disponível para venda no Brasil à base de substâncias derivadas da planta Canabis Sativa L, e que as importações devem ser realizadas apenas em nome do paciente, o que impediu a unidade gestora de fornecer o remédio.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)